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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1738
Título: | Os processos educativos das/nas festas Canoeiros Maxakali, e as escolas coronel-murtenses |
Autor(es): | Loyola, Patrícia Murta |
Orientador(ra): | Horácio, Heiberle Hirsgberg |
Membro(s) Banca: | Amorim, Mônica Maria Teixeira Silva, r. Cássio Alexandre da Souza, Fabiano José Alves de |
Palavras-chave: | Processos educativos;Festas - Canoeiros Maxakali;Escola Pública – Coronel Murta (MG) – Povos indígenas;Tenda dos Saberes Indígenas Canoeiros Maxakali (TSICAM) |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 5-Abr-2024 |
Resumo: | Esta dissertação objetivou apresentar como se dão os processos educativos das/nas Festas Canoeiros Maxakali, explicitando como essas festas ensinam, a quem ensinam, e o que ensinam; além de refletir como tem sido entendida a causa indígena em três escolas públicas da cidade de Coronel Murta-MG, e de apresentar como uma das nossas atividades, a TSICAM, pode colaborar nos processos educativos dessas escolas relacionados aos Povos Indígenas. a dissertação está estruturada em três capítulos, sendo que o primeiro capítulo teve como objetivos: 1) registrar diferentes narrativas, expectativas e “memórias” de diversas pessoas do povo Canoeiros Maxakali, através de conversas, e entrevistas semiestruturadas. Já o segundo capítulo teve como objetivos: 1) fazer a relação de todas as festas; 2) descrever as festas que ocorreram no ano de 2023, explicando cada uma delas; 3) apresentar alguns dos processos educativos das/nas festas. Por sua vez, o terceiro capítulo objetivou: 1) apresentar, a partir de diálogos em duas escolas estaduais e uma escola municipal, reflexões sobre o entendimento dessas escolas relacionado à Lei 11645/08 e à causa indígena, bem como sobre a presença de indígenas da região nas escolas, especialmente Canoeiros Maxakali. Ainda no terceiro capítulo, apresentamos uma das nossas atividades/festas, a TSICAM, para pensar a possibilidade dessa nossa atividade colaborar com os processos formativos das escolas relacionados ao respeito e aos Direitos dos Povos Indígenas, ao combate às discriminações e racismo, e para a valorização dos povos indígenas da região. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1738 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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