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Título: Uma análise discursiva e pedagógica da projeção midiática do Movimento Escola sem Partido
Autor(es): Catrinck, Isabela Maria Oliveira
Orientador(ra): Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Membro(s) Banca: Amorim, Mônica Maria Teixeira
Silva, Telma Borges da
Palavras-chave: Análise do discurso;Educação brasileira;Movimento Escola sem Partido (MESP);Pensamento Educacional Progressista Brasileiro (PEPB);Pensamento Educacional Liberal-Conservador (PELC)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar o discurso do Movimento Escola sem Partido (MESP) frente à educação brasileira. Para tanto, organizamos a dissertação, através do formato multipaper, em introdução, três artigos e considerações finais. O referencial teórico do trabalho sustenta-se a partir de Anísio Teixeira (1999, 1998), Paulo Freire (1989, 1997, 2013, 2014, 2016) e Dermeval Saviani (2003, 2007, 2018, 2011, 2019), a partir dos quais recortamos e nomeamos o que chamamos nesta pesquisa de Pensamento Educacional Progressista Brasileiro (PEPB); e nas discussões de Michael W. Apple (2003), a partir das quais emerge, nessa pesquisa, o Pensamento Educacional Liberal-Conservador (PELC). Temos, na Análise do Discurso de linha francesa, com base nos estudos de Dominique Maingueneau (1997, 2000, 2003, 2008, 2015), o suporte teórico-metodológico para as análises. O primeiro artigo — Pensamento Educacional Progressista Brasileiro versus Pensamento Educacional Liberal-Conservador: relações interdiscursivas constituintes do Movimento Escola sem Partido — objetiva desvendar quais são as relações interdiscursivas que estão na base do MESP, a partir do PEPB e do PELC. Para tanto, o estudo analisa a fala do Presidente da República. Os resultados das análises evidenciaram o PELC como um contradiscurso ao PEPB, sendo que o primeiro se estabelece a partir da atuação de grupos neoliberais, neoconservadores e populistas autoritários, que, em suas divergências, unem-se, a fim de manter privilégios hegemônicos através do controle da educação no Brasil. O segundo, intitulado Pensamento Educacional Progressista Brasileiro sob ataque: simulacros e distorções produzidos pelo Movimento Escola sem Partido, visa evidenciar os ataques feitos pelo MESP aos princípios democráticos e autônomos do PEPB. Abordamos a construção do discurso do MESP a partir de simulacros que constroem acerca do PEPB. A partir da reflexão feita, consideramos a existência de uma dicotomia, pois, de um lado, o PEPB busca fortalecer as bases democráticas do país, e, em contrapartida, o MESP tenta homogeneizar a educação em oposição à democracia. O terceiro artigo, Relações discursivas polêmicas: a atuação de influenciadores digitais na divulgação midiática do Movimento Escola sem Partido, trata da atuação de influenciadores digitais na divulgação do MESP, focalizando uma face dessa projeção midiática, objetivando compreender a relação discursiva polêmica que se estabelece. Selecionamos doze vídeos de grande alcance para compor o corpus da pesquisa e recortamos três vídeos para análise. Os estudos de Charaudeau (2018, 2020) possibilitaram uma análise a partir da esfera política nesses discursos, evidenciando a polêmica e os simulacros, sendo o MESP mais um recurso dentro do projeto neoliberal de desmonte da educação pública. Os resultados da pesquisa revelam o PELC como um contradiscurso ao PEPB, através de articulações de grupos antidemocráticos que se empenham em construir narrativas próprias nas mídias sociais, produzindo simulacros e negando semas que defendem uma educação crítica que possibilite ao aluno a saída da alienação em direção à emancipação.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1744
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