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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1745
Título: | Teoria, prática e formação pedagógica no curso de Pedagogia |
Autor(es): | Rabelo, Islei Gonçalves |
Orientador(ra): | Santos, Francely Aparecida dos |
Membro(s) Banca: | Rodrigues, Rosângela Silveira Nez, Egeslaine de Cardoso, Zilmar |
Palavras-chave: | Professores - Formação;Relação teoria e prática;Prática de ensino;Pedagogia - Ensino;Formação inicial |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 21-Jun-2021 |
Resumo: | O objeto de estudo desta pesquisa foi a relação de teoria e prática no curso de Pedagogia da Unimontes, de modo a desenvolver uma reflexão sobre a formação de professores a partir de uma breve historicização no Brasil e em Minas Gerais; discutir as possibilidades acerca da relação de teoria e prática na formação de professor e também sobre a concepção de teoria e prática na prática pedagógica, na formação de professores no curso de Pedagogia, tendo em vista distinguir a concepção de teoria e prática que está inserida nos documentos curriculares oficiais que organizam e constituem o curso. Tem como temática a formação inicial de professores, e como problema de pesquisa a seguinte questão: qual é a relação de teoria e prática que norteia a prática pedagógica do professor do curso de Pedagogia da Unimontes? O objetivo geral foi analisar a relação de teoria e prática que organiza a prática pedagógica dos professores do curso de Pedagogia da Unimontes. O processo metodológico foi pautado na abordagem qualitativa de pesquisa, cujas etapas ancoram-se na revisão de literatura e na pesquisa de campo por meio dos procedimentos de análise documental realizada no Projeto Político Curricular do curso de Pedagogia, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores e nas entrevistas semiestruturadas realizadas com as três últimas coordenadoras didáticas e com professores do curso de Pedagogia da Unimontes, Campus Montes Claros. A amostra foi aleatória, não intencional, a partir do retorno por parte dos professores aos e-mails encaminhados. Como resultado e discussões, pontuamos que a prática pedagógica enquanto ação intrinsecamente relacionada à intencionalidade demanda conhecer elementos que possam subsidiar nossa compreensão da prática educativa, uma vez que, se a prática social transcende o espaço institucional escolar, ela está contida em um universo maior de atuação que é a diversidade social, ou seja, nossa prática pedagógica enquanto professores do curso de Pedagogia da Unimontes é, de fato, uma prática que pouco dialoga sobre a prática educativa para a diversidade; é fragmentada e não alinhada entre si numa direção coerente com a visão filosófica, epistemológica e pedagógica que fundamenta o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso enquanto formação inicial de professores. Enfim, por considerações parciais e por recomendações, argumentamos que a possibilidade de transformação da sociedade contemporânea que massifica e oprime cruelmente a classe popular pode estar, também, no processo educacional cuja contribuição do professor seja capaz de refletir, construir e operacionalizar uma prática pedagógica que vincule sua ação docente intencionalmente à prática social. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1745 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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