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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1746
Título: | Caminhos para o teatro na escola |
Autor(es): | Rosa, João Pedro Reis |
Orientador(ra): | Horácio, Heiberle Hirsgberg Amorim, Mônica Maria Teixeira |
Membro(s) Banca: | Ravnjak, Leandro Luciano Silva Costa, Paulo Henrique Dias |
Palavras-chave: | Teatro;Teatro na educação;Teatro escolar;Teatro e crianças;Educação básica;Base Nacional Comum Curricular |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 24-Mai-2023 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva apresentar autores, autoras e referências fundamentais para o trabalho com o Teatro nas escolas, entendendo que a articulação entre os Jogos Teatrais de Viola Spolin, o Teatro do Oprimido (TO) de Augusto Boal, a pedagogia do Teatro de Bertold Brecht e a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, podem potencializar, de maneira colaborativa, o trabalho dos professores e professoras de Artes na Educação Básica que, inclusive, nem sempre possuem formação específica em Teatro, sendo apenas autorizados a lecionar a disciplina ou habilitados em outras áreas artísticas específicas (Musica, Dança e Artes Visuais). A fim de direcionar as metodologias abordadas em consonância com a regulamentação do componente Arte, este estudo apresenta as diferentes legislações que conduziram o ensino de Teatro nas escolas desde a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1961, 1971, 1996), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), da Base Nacional Comum Curricular (2018) e do Currículo de Referência de Minas Gerais (2018). Entendendo que as competências e habilidades em Artes dos dois últimos documentos apresentados podem ser contempladas por meio do Teatro, no que diz respeito à formação e desenvolvimento dos saberes dos alunos, associamos as diferentes metodologias Teatrais aos objetivos que devem ser abordados pela disciplina Artes, dando destaque à utilização dos Jogos Teatrais. Como procedimento metodológico, trata-se de pesquisa do tipo exploratória, de natureza qualitativa, que adotou como procedimento técnico a revisão bibliográfica. Como referencial teórico, utilizamos os trabalhos de Barbosa (1998, 2001), Boal (1991, 2002), Brecht (1967, 1978, 1981), Spolin (1992, 2001, 2007), Desgranges (2003, 2006), Japiassu (2001), Koudela (1992, 2005, 2006, 2010, 2015), a Base Nacional Comum Curricular (2018), o Currículo de Referência de Minas Gerais (2018), entre outros autores e documentos indispensáveis para o desenvolvimento da pesquisa. A arte teatral se manifesta de diversas formas no espaço escolar, o seu ensino sistematizado está sempre em desenvolvimento, e por isso devemos corroborar para que seja ampliado e tome o seu devido espaço nas escolas, com embasamento teórico e repertório, para dar aos alunos e alunas as possibilidades de vivência através do corpo, do improviso, articulando seus saberes sensíveis e técnicos. É através de mecanismos como sentir, falar, ouvir, esperar a vez e resolver desafios que acontecem em jogo, tanto na proposta de Spolin, na dialética Brechtiana, como na de Boal, através da qual despertamos a autonomia e a consciência de cooperação do eu com o outro; os problemas são debatidos e colocados na sala de ensaio para aprendermos a lidar com eles na vida. Boal afirma que qualquer pessoa pode aprender o teatro, assim como qualquer pessoa pode aprender e ensinar a arte teatral, desde que seja corretamente direcionado para tal função. Dessa forma, esta dissertação também conta com a produção de uma dramaturgia infanto-juvenil que, através do metateatro, traz para os professores uma proposta de montagem aberta, com sugestões de jogos e improvisações, para aprender fazendo, atravessando alguns pontos técnicos e da história do teatro. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1746 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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