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dc.contributor.advisorSantos, Edson Crisostomo dos-
dc.contributor.advisorMacêdo, Josué Antunes de-
dc.contributor.authorBatista, Lucas Athadeu Silva-
dc.date.accessioned2025-01-22T21:54:42Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1748-
dc.description.abstractThe present work has as general purpose investigating the didactic-mathematical knowledge mobilized by future Mathematics teachers participating in a workshop, in which a sequence of activities was developed, consisting of five tasks mainly centered on themes related to Financial Education from the perspective of Mathematical Education. It is a qualitative research, developed through a documentary study, based on the investigations' state of knowledge carried out in the context of the Mathematics teachers’ knowledge and, of a content analysis, related to the knowledge mobilized on Financial Education, by a sample made up of undergraduate students from licentiate in mathematics from two public higher education institutions in the north of Minas Gerais. Data collection was performed during the execution of tasks, on remote teaching modality, with synchronous and asynchronous activities carried out in small groups and, later, shared/discussed in plenary sessions with all participants. The data were collected through video recordings by Google Meet and some activities and/or solutions/answers of tasks, posted on Google Classroom. The main theoretical framework used consists of the Didactic Mathematical Knowledge model (DMK), developed within the scope of the Ontossemiotic Approach of Knowledge and Mathematical Instruction. Among the main conclusions, we emphasize that the specialized publications carried out in Brazil on the knowledge of teachers who teach mathematics reveal the relevance of the topic to the scientific community, the lack of consensus on the criteria to be used for categorizing the didactic and mathematical knowledge of teachers, the potential for the development of research that articulates the Didactic-Mathematical Knowledge and Financial Education themes, particularly with regard to investigating how this knowledge is produced / mobilized in the context of basic education mathematics teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectProfessores de Matemática – Formaçãopt_BR
dc.subjectConhecimentos didático-matemáticospt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.titleConhecimentos didático-matemáticos de futuros professores de matemática sobre educação financeirapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo investigar os conhecimentos didático-matemáticos mobilizados por futuros professores de Matemática participantes de uma oficina, na qual foi desenvolvida uma sequência de atividades; constituída por cinco tarefas centradas, principalmente, em temas relacionados à Educação Financeira na perspectiva da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de um estudo documental baseado no estado do conhecimento das investigações realizadas no contexto dos conhecimentos de professores de Matemática, e de uma análise de conteúdo relativa aos conhecimentos mobilizados sobre Educação Financeira, por uma amostra de estudantes da licenciatura em Matemática de duas instituições públicas de ensino superior do Norte de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada durante o desenvolvimento das tarefas, na modalidade de ensino remoto, com atividades síncronas e assíncronas realizadas em pequenos grupos e, posteriormente, compartilhadas/discutidas em sessões plenárias com todos os participantes. Os dados foram coletados por meio das vídeo-gravações pelo Google Meet e de postagens de algumas atividades e/ou soluções/respostas de tarefas no Google Classroom. O principal marco teórico utilizado consiste no modelo de Conhecimentos Didático-Matemáticos (CDM), desenvolvido no âmbito do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e Instrução Matemática (EOS). Dentre as principais conclusões, ressaltamos que as publicações especializadas realizadas no Brasil sobre conhecimentos de professores que ensinam Matemática revelam a relevância do tema para a comunidade científica, a falta de consenso sobre os critérios a serem utilizados para categorização dos conhecimentos didáticos e matemáticos dos professores, a potencialidade do desenvolvimento de pesquisas que articulem as temáticas Conhecimentos Didático-Matemáticos e Educação Financeira, particularmente no que se refere a investigar como esses conhecimentos são produzidos/mobilizados no contexto da formação de professores de Matemática da Educação Básica.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-01-23T21:54:42Z-
dc.contributor.refereeJanuario, Gilberto-
dc.contributor.refereeReis, Frederico da Silva-
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