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Título: As mídias sociais e as práticas educativas a partir do dizer docente
Autor(es): César, Maria Fernanda Santos
Orientador(ra): Vieira, Fábia Magali Santos
Membro(s) Banca: Ribeiro, Maria Clara Maciel
Velloso, Maria Jacy Maia
Peixoto, Ana Cristina
Palavras-chave: Educação;Mídias sociais;Práticas educativas - Docente;Análise do discurso
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 30-Abr-2021
Resumo: O presente estudo é resultado das discussões sobre as mídias sociais nas práticas educativas de professores, essas mídias compõem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs que, por sua vez, encontram-se em evidência e são utilizadas pela sociedade tanto para questões pessoais, quanto profissionais. Atualmente, muitas são as possibilidades de comunicação e de compartilhamento de informações, até mesmo em tempo real, e, isso é possível, principalmente, graças às mídias sociais. Esta pesquisa se embasa na Análise do Discurso francesa e objetiva analisar os discursos desses professores para identificar suas representações acerca da utilização das mídias sociais em suas práticas. Vale destacar que este trabalho ressalta os inúmeros benefícios e transformações que podem advir do uso dessa ferramenta, mas menciona e discute também as possíveis implicações que podem surgir a partir do uso inadequado e/ou inadvertido desses instrumentos. Foram utilizados, para embasamento teórico, pesquisadores da área de tecnologia em educação como Telles (2011) e Lorenzo (2011), estudiosos que fundamentam nossa metodologia de Análise do Discurso como, por exemplo, Pêcheux (1997, 2007, 2009, 2014) e Orlandi (1984, 1986, 2003, 2012) e alguns teóricos que contribuíram significativamente enriquecendo as discussões propostas foram Adorno e Horkheimer (1985), Althusser (1974), Foucault (1988, 1995, 2000, 2006), Moscovici (2013), Freire (1987), Hall (2001), Laraia (2001), entre outros estudiosos. A fim de proporcionar tais discussões foram entrevistados, por meio de 2 questionários onlines, 26 professores da educação básica pública egressos do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras da Universidade Estadual de Montes Claros. Após a composição do corpus e seleção das categorias de análise, os dizeres foram analisados e as representações puderam ser alcançadas. Essas representações dos professores foram percebidas a partir das regularidades discursivas presentes nas falas analisadas e estão associadas à imagem que possuem da relação entre as mídias sociais e os objetos eletrônicos em suas práticas educativas; ao papel exercido pela escola no que diz respeito à utilização das mídias; à relação de si mesmos com a tecnologia e essas mídias; à percepção que possuem da relação dos estudantes com as tecnologias e as mídias sociais; bem como à relação de si mesmos com seus alunos nesse contexto envolto pela influência e impacto das mídias sociais. As análises realizadas também permitiram apontar pelo menos duas formações discursivas: uma que produz certo encantamento pelas mídias sociais e as suas contribuições para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e outra que revela certo desencanto e desinteresse por tais ferramentas nesse mesmo processo, com predominância da primeira. Espera-se que, ao falar de si e de suas práticas, os professores possam refletir, repensar e/ou tornarem-se mais receptivos ao uso crítico e reflexivo dessa ferramenta tão utilizada nos dias atuais.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1749
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