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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1754
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vieira, Fábia Magali Santos | - |
dc.contributor.author | Vieira, Vânia Ereni Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-23T19:00:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1754 | - |
dc.description.abstract | The COVID-19 pandemic imposed the adoption of Emergency Remote Teaching - ERE as a mandatory teaching modality to maintain educational activities, so this research analyzed the difficulties and challenges faced by teachers for the implementation of ERE during the COVID pandemic -19, in the period from 2020 to 2021, the research was delimited within the scope of the State University of Montes Claros (UNIMONTES), as it is a public Higher Education Institution - IES with regional scope. Based on the assumptions of Libâneo (2014); Saviani (2013 and 2019); Behar (2021), Barcelos and Batista (2019). The research was guided from the social practice of those involved, considering the historical context of the research object. As for the nature, the research is classified as basic; and, as for the objectives, explanatory. The technical procedures used were bibliographic, documentary, survey and case study. The data collection techniques were the questionnaire in the online format and narrative interview. The research subjects were professors from UNIMONTES. The collected data were analyzed from a qualitative perspective. From the data analysis, it was identified as the main difficulty faced by teachers during the ERE was the excess of normative regulation, the absence of specific continuing education and technical and technological support by UNIMONTES to work in the ERE. This difficulty was accompanied by the low participation of students in synchronous classes. From this perspective, the biggest challenge to be faced by Unimontes in the adoption of post-pandemic hybrid education, which combines classroom and online activities, will be to encourage student participation in online activities. Thus, it is necessary to invest in the training of teachers to promote interactivity mediated by TDIC. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject | Coronavírus (COVID-19) | pt_BR |
dc.title | O ensino remoto emergencial (ERE) na perspectiva dos professores da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Ciência Política | pt_BR |
dc.description.resumo | A pandemia da COVID-19 impôs a adoção do Ensino Remoto Emergencial - ERE como modalidade obrigatória de ensino para manter as atividades educacionais, assim esta pesquisa analisou as dificuldades e os desafios enfrentados pelos professores para a implementação do ERE durante a pandemia da COVID-19, no período de 2020 a 2021, delimitou-se a pesquisa no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), por se tratar de Instituição de Ensino Superior - IES pública e de abrangência regional. A partir dos pressupostos de Libâneo (2014); Saviani (2013 e 2019); Behar (2021), Barcelos e Batista (2019). A pesquisa foi orientada a partir da prática social dos envolvidos, considerando o contexto histórico do objeto de pesquisa. Quanto à natureza, a pesquisa classifica-se como básica; e, quanto aos objetivos, explicativa. Os procedimentos técnicos utilizados foram os bibliográficos, documentais, levantamento e estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foi o questionário no formato online e entrevista narrativa. Os sujeitos da pesquisa foram professores da UNIMONTES. Os dados coletados foram analisados segundo uma perspectiva qualitativa. A partir da análise dos dados, identificou-se como principal dificuldade enfrentada pelos professores durante o ERE foi o excesso de regulamentação normativa, a ausência de formação continuada específica e de suporte técnico e tecnológico por parte da UNIMONTES para atuar no ERE. Essa dificuldade foi acompanhada pela baixa participação dos alunos nas aulas síncronas. Nessa perspectiva, o maior desafio a ser enfrentado pela Unimontes na adoção do ensino híbrido pós-pandemia, que combina atividades presenciais e online, será incentivar a participação dos estudantes nas atividades online. Assim, é mister investir na formação dos professores para promoverem a interatividade mediada pelas TDIC. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2025-01-24T19:00:37Z | - |
dc.contributor.referee | Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo | - |
dc.contributor.referee | Velloso, Maria Jacy Maia | - |
dc.contributor.referee | Lacerda, Marcelo de Miranda | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Vieira, Vânia Ereni Lima_O ensino remoto emergencial_2022.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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