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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1754
Título: | O ensino remoto emergencial (ERE) na perspectiva dos professores da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES |
Autor(es): | Vieira, Vânia Ereni Lima |
Orientador(ra): | Vieira, Fábia Magali Santos |
Membro(s) Banca: | Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo Velloso, Maria Jacy Maia Lacerda, Marcelo de Miranda |
Palavras-chave: | Ensino à distância;Ensino - Metodologia;Professores universitários;Coronavírus (COVID-19) |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 15-Set-2022 |
Resumo: | A pandemia da COVID-19 impôs a adoção do Ensino Remoto Emergencial - ERE como modalidade obrigatória de ensino para manter as atividades educacionais, assim esta pesquisa analisou as dificuldades e os desafios enfrentados pelos professores para a implementação do ERE durante a pandemia da COVID-19, no período de 2020 a 2021, delimitou-se a pesquisa no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), por se tratar de Instituição de Ensino Superior - IES pública e de abrangência regional. A partir dos pressupostos de Libâneo (2014); Saviani (2013 e 2019); Behar (2021), Barcelos e Batista (2019). A pesquisa foi orientada a partir da prática social dos envolvidos, considerando o contexto histórico do objeto de pesquisa. Quanto à natureza, a pesquisa classifica-se como básica; e, quanto aos objetivos, explicativa. Os procedimentos técnicos utilizados foram os bibliográficos, documentais, levantamento e estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foi o questionário no formato online e entrevista narrativa. Os sujeitos da pesquisa foram professores da UNIMONTES. Os dados coletados foram analisados segundo uma perspectiva qualitativa. A partir da análise dos dados, identificou-se como principal dificuldade enfrentada pelos professores durante o ERE foi o excesso de regulamentação normativa, a ausência de formação continuada específica e de suporte técnico e tecnológico por parte da UNIMONTES para atuar no ERE. Essa dificuldade foi acompanhada pela baixa participação dos alunos nas aulas síncronas. Nessa perspectiva, o maior desafio a ser enfrentado pela Unimontes na adoção do ensino híbrido pós-pandemia, que combina atividades presenciais e online, será incentivar a participação dos estudantes nas atividades online. Assim, é mister investir na formação dos professores para promoverem a interatividade mediada pelas TDIC. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1754 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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