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Título: Intensificação do trabalho e adoecimento docente no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Autor(es): Souza, Zelinda Crislayne de
Orientador(ra): Amorim, Mônica Maria Teixeira
Membro(s) Banca: Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro
Vieira, Zaira Rodrigues
Rabelo, André Luiz
Palavras-chave: Docente – Intensificação do Trabalho;Trabalho Docente – Adoecimento;Educação Profissional e Tecnológica
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Economia
Data do documento: 14-Abr-2021
Resumo: Tendo por gênese o regime de acumulação flexível, sob a égide do neoliberalismo, que lança na contemporaneidade novas formas de controle sobre a força de trabalho, apresentamos a intensificação do trabalho e o adoecimento docente como temática do presente estudo, cujo objetivo foi analisar a relação da intensificação do trabalho docente com os processos de adoecimento e comprometimento da qualidade de vida dos professores do IFNMG no ano de 2020. A escolha da temática originou-se da observância da polivalência como característica da carreira do professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), em virtude da organização verticalizada do ensino, típica dos Institutos Federais (IFs), sendo esta polivalência apontada por alguns autores como fator de intensificação do trabalho docente. Em relação aos procedimentos metodológicos, sendo nossa pesquisa de abordagem qualitativa, inicialmente, realizamos estudo bibliográfico a respeito das implicações da reestruturação produtiva no mundo do trabalho e na vida do trabalhador. Posteriormente, apresentamos as políticas públicas para a educação profissional e tecnológica, a partir dos anos de 1990 até a criação dos Institutos Federais em 2008 e, apoiadas em estudo documental, levantamos uma discussão acerca das características e peculiaridades da carreira do professor EBTT. Para ampliar as análises, realizamos uma pesquisa empírica, utilizando-nos do questionário eletrônico semiestruturado, submetido à técnica de análise de conteúdo, junto a 223 professores efetivos do IFNMG. A análise dos dados revelou que a intensificação do trabalho docente no IFNMG é presente e que se materializa em virtude de três fatores: a organização do trabalho dos professores EBTTs, a organização verticalizada de ensino, típica dos IFs e a gestão por resultados. A primeira fonte de intensificação do trabalho docente acontece, sobremaneira, pela quantidade de atividades que são atribuídas ao profissional docente, atribuições estas divididas entre atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e representação institucional, que fazem com os docentes trabalhem para além da jornada regular de trabalho. Já a verticalização do ensino é apontada como fator de intensificação do trabalho por exigir que o professor EBTT atue em diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como trabalhe com diferentes públicos e, também, com diferentes eixos tecnológicos. Devido a essa sobrecarga de trabalho, foi possível identificar um quadro de adoecimento entre os professores pesquisados, tendo como principais acometimentos a ansiedade, o cansaço, o estresse, a irritabilidade e dores de modo geral. No entanto, foi também apontado pelos professores participantes que, mesmo em meio a tanto trabalho e processos de adoecimento relativos ao trabalho, sua profissão é gratificante e prazerosa, pois reconhecem atuar em uma instituição de excelência e terem o seu trabalho reconhecido pelos alunos e pela sociedade.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1755
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