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Título: Reflexões e desafios sobre o letramento em língua estrangeira no contexto do programa bilíngue português/inglês
Autor(es): Souza, Elisângela Marques Peixoto e
Orientador(ra): Machado, Cláudia Aparecida Ferreira
Membro(s) Banca: Lacerda, Marcelo de Miranda
Megale, Antonieta Heyden
Palavras-chave: Educação;Letramento – Língua Inglesa;Linguagem;Programa bilíngue – Português – Inglês;Colonialidade
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 9-Jul-2022
Resumo: Com os movimentos migratórios e com a globalização, a educação bi/multilíngue ganha destaque em pesquisa em países como os Estados Unidos e principalmente no continente Europeu, visando atender primeiramente a demanda educacional dos imigrantes. Atualmente, no Brasil, percebe-se um aumento significativo de escolas que oferecem algum tipo de educação que envolva o termo “bilíngue”. Contudo, a motivação busca atender a demanda pelo aprendizado de inglês, gerando possibilidade de ascensão social no contexto brasil. Dentre as muitas possibilidades de discussões e problematizações, está a formação do indivíduo bi/multilíngue, imergido na dinâmica da reprodução do último estágio do capitalismo global. Diante deste cenário, em que a língua inglesa está localizada como patrimônio da humanidade, mas também, como instrumento de dominação pelo viés da colonialidade (MIGNOLO, 2016) e moeda de ascensão social, surge a importância do papel do Letramento como instrumento a desvelar as camadas ideológicas presentes nas línguas e linguagens (SOARES, 2011). Portanto, questiona-se: “como ocorre o processo de letramento em língua inglesa no programa bilíngue?” Assim, esta pesquisa busca analisar o conceito que os docentes bilingues do segundo ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de sete escolas de uma mesma rede de ensino privado, distribuídos em seis estados diferentes, têm de Letramento em língua estrangeira no programa bilíngue e apreender as intencionalidades que permeiam as práticas de letramento em língua inglesa propostas pelos docentes. Primeiramente, o estudo trouxe uma linha histórica percorrendo os temas: Língua, Poder e Sociedade, vinculados aos processos de colonização, hegemonia e perpetuação dos saberes pela colonialidade com base, principalmente, nos estudos de Pennycook (2017), Focault (1978), Garcia (2009), Fanon (2008), Mignolo (2016) e Walsh (2011). Em seguida, propõe-se analisar os conceitos de Letramento pela perspectiva de Soares (2003, 2011, 2020) e Street (2017) emitidos pelas docentes. Para tanto, a abordagem metodológica foi qualitativa, ancorada nos pressupostos de Gatti (2005). Como instrumento de pesquisa, foi utilizado o grupo focal. A partir da análise das discussões, foram levantadas as categorias, revelando que uma parte das docentes entendiam que o letramento e alfabetização eram a mesma coisa, já as demais, discutiram o Letramento a partir das práticas sociais, contudo observando as dificuldades de sua aplicabilidade devido a fatores relacionados ao encapsulamento do currículo, livro didático, pouca exposição dos estudantes a língua inglesa escrita e falada para além da sala de aula. Também, surgiu fortemente a categoria da língua inglesa como instrumento de segregação social, porém sem relacionar a uma postura ativa do Letramento frente a este problema. Entende-se que, apesar dos conhecimentos apontados pelas docentes quanto ao Letramento e o uso social da língua, ainda falta um caminho a ser percorrido quanto a uma discussão mais aprofundada que perpasse os projetos hegemônicos e o ensino de língua inglesa. Discussões que devem ser voltadas ao Letramento como um instrumento para revelar essas camadas ideológicas.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1758
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