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Título: Educar a mulher para educar a infância e cuidar da criança em Montes Claros: representações e práticas no jornal Gazeta do Norte (1938 -1953)
Autor(es): Rezende, Greyce Kelly de Souza
Orientador(ra): Veloso, Geisa Magela
Membro(s) Banca: Reis, Filomena Luciene Cordeiro
Meira, José Normando Gonçalves
Nogueira, Vera Lúcia
Palavras-chave: Educação - História;Moralidade;Mulheres - Educação;Infância - Educação;Montes Claros (MG) - Aspectos educacionais - 1938-1953;Gazeta do Norte (Jornal : Montes Claros, MG)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 5-Dez-2024
Resumo: Trata-se de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A pesquisa situa-se no campo da História da Educação, com opção teórico-metodológica inscrita na História Cultural, por entender que os processos educacionais podem ser pensados como prática cultural, não se subsumindo estritamente às dimensões políticas, sociais e econômicas. Referenciado em sua delimitação espacial, a pesquisa se inscreve como História Regional, situada em Montes Claros, cidade polo do Norte de Minas Gerais. Com o estudo procurou-se construir respostas para o seguinte problema: A partir de quais conteúdos, o jornal Gazeta do Norte procurou conformar a infância e prescrever práticas para a educação e cuidado da criança no contexto da cidade de Montes Claros entre os anos de 1938 e 1953? O estudo tem como objetivo reconstituir faces da História Regional discutindo ideias correntes, expectativas e processos, modos de ser e pensar, que integram práticas e representações de criança e de educação da infância na cidade de Montes Claros. O recorte temporal considerou os anos de 1938 a 1953, que compreende o período transcorrido entre o fechamento e a reabertura da Escola Normal Oficial em Montes Claros, principal instituição formadora de professores da região norte-mineira. O recorte se justifica na forte presença da referida Escola Normal nas publicações anteriores do jornal Gazeta do Norte e indica a relevância de se discutir o modo como os conteúdos educativos deste periódico se reconfiguram após o encerramento das atividades da instituição, ocorrido por decreto no ano de 1938. Por considerar que a pesquisa histórica se constrói sobre um tripé – fontes, interpretação, narração – foi utilizado o jornal Gazeta do Norte como fonte documental, tendo por referência as noções de representação e prática, propostos por Roger Chartier, para interpretar a realidade e reconstituir faces da educação em Montes Claros. No processo historiográfico e compreensão da realidade passada, as edições da fonte documental jornal Gazeta do Norte foram acessadas em suas formas físicas e digitais, através da plataforma da Biblioteca Digital Brasileira e do Centro de Pesquisa e Documentação Regional (Cepedor) da Unimontes. Como resultado constatou-se que, nas representações disseminadas no jornal, a educação das crianças era amparada por três forças: mestres, clero e família; que a educação da mãe foi considerada como condição para a educação da criança em seus aspectos físicos e morais, por meio de seu cuidado no âmbito familiar; que a política de cunho médico-higienista lhe conferia responsabilidades para o enfrentamento da desnutrição e apropriação dos hábitos de higiene. Por fim, constatou-se que as ideias no campo da educação, amparadas pelas concepções escolanovistas, pretendeu a seleção de textos e atribuía aos hábitos de leitura e à literatura infanto-juvenil o poder de promover o desenvolvimento intelectual das crianças ou de perverter sua formação.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1761
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