Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1763
Título: | Diversidade e dificuldades de aprendizagem: a emergência de reaprender a ensinar |
Autor(es): | Oliveira, Jaqueline Lima de |
Orientador(ra): | Brandão, Viviane Bernadeth Gandra |
Membro(s) Banca: | Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Librelon, Raiana Maciel do Carmo Teodoro, Luiz Claudio de Almeida |
Palavras-chave: | Dificuldades de aprendizagem;Diversidade;Práticas pedagógicas;Professores;Escolas públicas |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 21-Jun-2024 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado enuncia a pesquisa, que aconteceu em 02 (duas) Escolas do Sistema Municipal de Ensino da cidade de Montes Claros–MG, com o objetivo geral de compreender os desafios e avanços vivenciados por professoras/es da Educação Básica que atuam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, diante da diversidade e dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas/os estudantes e com os objetivos específicos de realizar uma análise sócio-histórica da Educação; conhecer as práticas pedagógicas e diversidade conforme as(os) professoras(es) de alunas(os) que apresentam dificuldades de aprendizagem; compreender as percepções de professoras(es) sobre os desafios e avanços nas diversidades e dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes. Para a coleta de dados, realizamos 04 (quatro) encontros, aplicando a técnica de Grupo Focal. Os dados coletados na pesquisa foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Atentando à singularidade de cada participante oportunizando a pesquisadora uma aproximação ao objeto da pesquisa, em busca de desvelar as estruturas e características por trás dos relatos. Este trabalho se divide em três capítulos. No primeiro “Diversidade e dificuldades de aprendizagem: análise sócio histórica da Educação” realizamos uma revisão sistemática da literatura, pois o mesmo é de natureza teórica, tendo como arcabouços teóricos uma leitura histórica, cultural, bem como de abordagem psicanalítica. No segundo capítulo “Práticas pedagógicas e diversidade conforme as(os) professoras(es) de alunas(os) que apresentam dificuldades de aprendizagem”, foi feita uma revisão teórica e pesquisa de campo acerca das temáticas. No terceiro capítulo “Percepções de Professoras(es) sobre os desafios e avanços nas Diversidades e Dificuldades de Aprendizagem apresentadas pelos estudantes”, realizamos uma revisão teórica e pesquisa de campo. Os resultados desta pesquisa ressaltam a urgência de os organismos do governo planejarem Políticas Públicas Educacionais condizentes com a realidade dos estudantes, que considerem suas diversidades, a fim de retirá-los da condição de fracasso e exclusão escolar, pois enfrentar os desafios nas diversidades e dificuldades de aprendizagem dos estudantes requer um compromisso contínuo com a equidade, a inclusão e a excelência educacional. Logo, não há como pensar a escola sem considerar valores cotidianos para nós. A escola não é meramente um lugar educativo, por isso a escola não é um lugar unicamente instrumental. A escola é um lugar de convivência e partilha de vida, de respeito e compreensão, de promoção de conhecimento, autonomia e emancipação dos sujeitos. Por isso, precisamos reescrever urgentemente nossa história, entendendo que ao tratar neste trabalho a temática da diversidade e das dificuldades de aprendizagem, estas vivem no contexto escolar um fenômeno de endosmose, ultrapassando a membrana da realidade ao criar um equilíbrio extremamente nocivo, que impede a resolução da real situação escolar. Por fim, este estudo ofereceu uma visão significativa da temática proposta e apontou direções para futuras iniciativas e outras pesquisas na área. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1763 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira, Jaqueline Lima de Oliveira_Diversidade e dificuldades de aprendizagem_2024.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.