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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1764
Título: | Competências digitais na gestão escolar: análise do nível de proficiência dos diretores escolares da rede estadual de ensino em Montes Claros/MG |
Autor(es): | Souza, Wanise Sidália Sanguinete Santos |
Orientador(ra): | Vieira, Fábia Magali Santos |
Membro(s) Banca: | Moura Júnior, Alcino Franco de Silva, Ketia Kellen Araújo da |
Palavras-chave: | Competências digitais;Tecnologias digitais;Gestão escolar;Diretores escolares;Digcomp-Gestão escolar;Níveis de proficiência;Educação |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 20-Jun-2024 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais (TD) tornaram-se especialmente relevantes na educação durante a pandemia da covid-19 (2020 e 2021), quando a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino levou à implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Neste contexto, os profissionais da educação tiveram que incorporar as TD no ambiente educacional para reorganizar os processos educativos. Diante dessa realidade e da contínua evolução tecnológica, o desenvolvimento de Competências Digitais (CD) entre os educadores tornou-se uma necessidade essencial, especialmente para os diretores escolares, responsáveis pela gestão das instituições de ensino. Assim, este estudo, realizado no âmbito do Projeto de Pesquisa Laboratório de Tecnologias Digitais (LED), do Educar: Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimontes, objetivou identificar e analisar o nível de competências digitais dos diretores escolares da Rede Estadual de Ensino de Montes Claros, Minas Gerais (MG), considerando as implicações da integração das TD às práticas da gestão escolar. A pesquisa, de natureza básica e descritiva, utilizou uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, com a participação de 13 (treze) diretores escolares. Os procedimentos técnicos abrangeram uma pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento. A coleta e análise dos dados ocorreram em 2024, por meio de entrevistas e aplicação inicial de um questionário online. O questionário teve como objetivo mapear o perfil sociodemográfico e profissional dos participantes e analisar como os diretores integram as TD no cotidiano e na gestão escolar. As entrevistas buscaram compreender como essa integração influencia no desenvolvimento de CD dos diretores. Além disso, foi utilizado o instrumento de autoavaliação Digcomp-Gestão Escolar para identificar o nível de CD dos diretores escolares nas áreas da gestão, com base nos níveis de proficiência: 1 (aprendiz), 2 (pesquisador), 3 (integrador), 4 (especialista) e 5 (líder). Os resultados indicaram que a maioria dos diretores atingiu ao nível 4 de proficiência em CD, autoavaliando-se como especialistas, com amplo conhecimento das TD na Gestão Escolar. Entretanto, as entrevistas revelaram que, na prática, os diretores possuem um conhecimento ao nível integrador, em um processo de aprimoramento no uso dessas tecnologias, implementando-as nas práticas e em diversos contextos, mas ainda buscando uma maior compreensão sobre o tema. Os diretores demonstraram uma evolução contínua no conhecimento sobre as TD, o que contribuiu para melhorias na gestão escolar, influenciando no desenvolvimento de CD. Diante dos resultados, recomenda-se a continuidade da integração segura e crítica das TD, com investimentos contínuos em formação profissional dos diretores e na ampliação das discussões sobre CD na gestão escolar, uma área ainda pouco explorada em comparação com as CD docentes. Novas pesquisas são necessárias para que possam fornecer subsídios importantes à continuidade de reflexões acadêmicas. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1764 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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