Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1776
Título: A crônica humorística de Luis Fernando Veríssimo: leitura e criticidade em uma abordagem sociocognitiva
Autor(es): Gonçalves, Ana Maria Alves
Orientador(ra): Moraes, Carla Roselma Athayde
Membro(s) Banca: Ramos, André Carneiro
Costa, Daniela Imaculada Pereira
Palavras-chave: Leitura (Ensino fundamental) - Estudo e ensino;Crônicas;Professores de ensino fundamental - Ensino - Meios auxiliares;Veríssimo, Luís Fernando, 1936-, - Crítica e interpretação
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 19-Abr-2024
Resumo: A pesquisa ora apresentada tem a pretensão de responder ao seguinte questionamento: o gênero textual crônica humorística, sob a perspectiva de teorias que trabalham na área da sociocognição, pode possibilitar o desenvolvimento de habilidades da leitura crítica, envolta pelo riso, em alunos do 9º ano, do ensino fundamental II? Sendo assim, o objetivo geral delineado neste estudo é elaborar um caderno didático-pedagógico, a fim de contribuir com a promoção do desenvolvimento de habilidades de leitura analítica e crítica de estudantes do 9º ano, do ensino fundamental II. Esta proposiçao envolve uma oficina e uma dinâmica de leitura, tendo como foco o gênero textual crônica de viés humorístico, com criticidade. Oferece, também, uma atividade sequencial, a partir da crônica ―Minhas Férias‖, de Luis Fernando Veríssimo (2001). A fim de atingir essa meta, elegemos os seguintes objetivos específicos: i) teórico:realizar o levantamento dos pressupostos teórico metodológicos, investigando os aspectos relacionados à leitura, a partir do gênero textual crônica humorística e seus aspectosconstituintes e semânticos, como o humor crítico, sob o olhar da teoria sociocognitivista; ii) prático: promover a autonomia na leitura, identificando os efeitos de sentido da criticidade e do humor no gênero textual crônica humorística, incentivando, assim, aaquisição de habilidades de leitura desse gênero textual, por meio das atividades presentes no produto final – o caderno pedagógico; iii) metodológico: planejar e propor um caderno pedagógico para o desenvolvimento das habilidades de leitura, por meio do estudo de uma crônica humorística, de Luis Fernando Veríssimo, proporcionando, dessa forma, o desenvolvimento sociocognitivo, pelo prazer da leitura interativa, permeada pela criticidade consciente, encontrada na leveza das crônicas humorísticas. Nessa perspectiva, a hipótese defendida nesta pesquisa é de que as atividades de leituras interativas, promovidas por intermédio de ações sociocognitivas, poderão possibilitar a análise e o entendimento acerca dos efeitos de sentidos críticos, presentes nas crônicas humorísticas, oportunizando, então, o ensino da leitura e do desenvolvimento de habilidades leitoras pelos participantes dos processos pedagógicos. Entre as teorias que sustentam este estudo, temos as defendidas pelos seguintes autores: Bakhtin (2002, 2006, 2011), Barros (2011), Bergson (2018), Brasil (2018), Bronckart (1999, 2012), Cani e Coscarelli (2016), Carvalho e Santana (2017), Candido (1992), Carmelino (2015), Cosson (2014, 2018), Charaudeau (2009), Ferreira (2005), Ferreira e Vieira (2013), Freire (1996), Koch (2004, 2011), Koch e Cunha-Lima (2005), Koch e Elias (2010), Melo (2003), Moraes (2010), Marcuschi (2008), Oliveira (2015), Prop (1992), Ribeiro (2017), Rojo (2009), Sá (2005), Soares (2012), Solé (1998), Terra (2014), Vergara (2014) e Vigotski (2008). Os trabalhos desenvolvidos comprovam a relevância de ações promotoras de materiais didáticos inovadores, a fim de facilitar o trabalho do professor de Língua Portuguesa e promover um ensino mais contextualizado, especialmente no campo da leitura, visto que a educação básica carece de um olhar humanizado. Como resultado, deixamos o caderno didático-pedagógico com atividades destinadas a fomentar a leitura e a interpretação textual, com vistas a despertar nos estudantes o hábito de ser leitor. É, pois, nosso anseio que ele possa colaborar com os docentes em seus planejamentos e, assim, aponte caminhos para novas possibilidades de construção do conhecimento.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1776
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gonçalves, Ana Maria Alves_A crônica humorística de Luis Fernando Veríssimo_2024.pdf3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.