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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1777| Título: | O texto teatral no ensino fundamental: uma proposta de letramento literário |
| Autor(es): | Pires, Arianne Francielly Pena Ferreira |
| Orientador(ra): | Caetano, Paulo Roberto Barreto |
| Membro(s) Banca: | Penido, Luiz Henrique Carvalho Godinho, Josué Borges de Araújo Ferreira, Geraldo da Aparecida Azevedo, Guilherme Zubaran de |
| Palavras-chave: | Literatura (Ensino fundamental);Teatro (Literatura) - Estudo e ensino;Letramento literário;Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Ensino - Meios auxiliares;Currículos - Crítica, interpretação, etc |
| Área: | Ciencias Humanas |
| Subárea: | Letras |
| Data do documento: | 26-Fev-2024 |
| Resumo: | A presente pesquisa tem como proposta o letramento literário a partir de textos teatrais, uma vez que compreende o letramento literário e a leitura como habilidades fundamentais as quais poderão proporcionar experiências significativas para os leitores em formação. Dessa forma, objetivou-se promover e ampliar o letramento em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, expandindo também o conhecimento dos discentes acerca do gênero dramático, tão pouco utilizado nas aulas de Língua Portuguesa e nos livros didáticos. Para isso, contou com a contribuição de vários autores que abordam a importância do letramento literário e da literatura na sala de aula, entre eles Rildo Cosson (2009, 2018 e 2020), Magda Soares (2009), Angela Kleiman (1995), Marisa Lajolo (1993), Anne Rouxel (2013) e Teresa Colomer (1998). A fim de criar um debate com esses autores, contribuíram Fábio Durão e André Cechinel (2022), que trazem uma visão da leitura de literatura como uma experiência avessa ao utilitarismo, o que, para eles, faz com que os leitores pensem e elaborem sua criticidade. Jonathan Culler (1999), Antoine Compagnon (2003 e 2009) e Terry Eagleton (2006) apresentaram definições do que é literatura e seu surgimento. Além disso, a pesquisa é pautada nas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Plano de Curso de Língua Portuguesa do Currículo Referência de Minas Gerais (2022). Sobre o teatro, autores como Augusto Boal (1991), Bertolt Brecht (1978) e Rosângela Patriota (2020) colaboraram acerca de algumas fases do teatro no decorrer dos tempos e sua importância para a sociedade; por sua vez, Olga Garcia Reverbel (1997), Fabiano Tadeu Grazioli (2019) e Peter Slade (1979) mostraram como o texto teatral pode ser um importante material de trabalho na sala de aula. Na segunda parte da pesquisa, foi proposto um caderno de atividades para ser desenvolvido pelos professores e alunos em sala, visando a maior envolvimento dos discentes com a leitura literária, à ampliação de seus repertórios leitores, ao conhecimento do gênero dramático e ao seu desenvolvimento crítico e social. No caderno, foram utilizados trechos das peças: A megera domada, de William Shakespeare; Mãe Coragem e seus filhos, de Bertolt Brecht; A farsa da boa preguiça, de Ariano Suassuna; e A menina e o vento, de Maria Clara Machado, que são grandes nomes do gênero dramático. As peças foram escolhidas para apresentar aos discentes diferentes autores e algumas fases do teatro mundial que abarcam uma crítica social ou ensinamentos, o que pode levar os leitores a uma reflexão sobre a realidade, além de aproximá-los do mundo do teatro e de aguçar o gosto pela leitura. |
| URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1777 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações |
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