Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1780
Título: | Clube de leitura: uma proposta para a formação de leitores através de contos clássicos da literatura brasileira |
Autor(es): | Fernandes, Daniela Rodrigues de Sousa |
Orientador(ra): | Mota, Maria Alice |
Membro(s) Banca: | Moraes, Carla Roselma Athayde Peixoto, Ana Cristina Santos |
Palavras-chave: | Literatura (Ensino fundamental);Leitura (Ensino fundamental);Clube de leitura;Professores de português - Ensino - Meios auxiliares;Contos;Currículos - Crítica, interpretação, etc |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 25-Mar-2024 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS, é fruto do estudo que se intitula Clube de Leitura: uma proposta para a formação de leitores através de contos clássicos da literatura brasileira. O interesse por desenvolver esta pesquisa surge através da observação da nossa prática docente e dos dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2021), em que constatamos o crescente desinteresse dos alunos, nos anos finais do Ensino Fundamental, em relação à leitura literária. Essa problemática conduziu-nos a pesquisar estratégias efetivas de leitura que pudessem ser mediadas pelo professor de Língua Portuguesa, em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de promover a interação e a participação dos estudantes. Por conseguinte, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar uma proposta de intervenção pedagógica, norteada pela leitura de contos clássicos da literatura brasileira, através da estratégia do clube de leitura estruturado, que resultou na produção do e-book Leitura Movimente, a ser compartilhado com professores de Língua Portuguesa que desejam implementar estratégias de leitura para a formação do repertório artístico-literário e crítico dos seus alunos. Partimos da hipótese de que a prática do clube de leitura estruturado poderia se configurar como um instrumento profícuo de motivação para a leitura, em virtude de se caracterizar como estratégia de leitura flexível, possibilitando que a leitura literária seja combinada com a produção escrita e outras linguagens, tais como filmes, telas e letras de músicas, entre outros, que contribuam para a formação de leitores, na perspectiva interdiscursiva. Neste estudo, tomamos como aporte teórico principal sobre a abordagem da leitura: a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), Bakhtin (1997), Geraldi (2012) e Jouve (2002). Sobre a importância da leitura literária para a experiência estética, consideramos: Candido (2004; 2012), Colomer (2007), Larrosa (2022), Petit (2009) e Todorov (2020). Sobre a leitura literária na formação de leitores, selecionamos: Paulino e Cosson (2009), Osakabe (2012) e Soares (2011). Sobre o gênero conto: Cortázar (1993), Gotlib (1988), Moisés (2006) e Piglia (2004); sobre o conto clássico: Calvino (1993). Sobre o clube de leitura: Cosson (2020; 2021), Freire (1989) e Petit (2010). Metodologicamente, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2009; 2013), da pesquisa bibliográfica e exploratória (Gil, 2002; Macedo, 1994; Marconi; Lakatos, 2003) e da pesquisa ação (Thiolent, 1986) conforme a abordagem qualitativa de Denzin e Lincoln (2006). Na criação do e-book, seguimos o procedimento das sequências didáticas (SD) conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); e para a formulação das atividades e avaliação, recorremos aos estudos de Bender (2014) e Perrenoud (2000). Esta pesquisa foi conduzida em duas etapas distintas demarcadas, respectivamente, pelo estudo do referencial teórico e pela apresentação da proposta de intervenção. Os resultados alcançados por este trabalho – que culminou na elaboração de uma proposta metodológica usando como estratégia o clube de leitura, considerando a diversidade de textos e formatos de leitura a ser compartilhados –, possibilitarão a socialização e o diálogo da leitura na comunidade de leitores, os quais podem se organizar tanto dentro quanto fora do contexto escolar. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1780 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernandes, Daniela Rodrigues de Sousa_Clube da leitura_2024.pdf | 567,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.