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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1781
Título: | O lugar da norma culta no ensino de língua portuguesa: um estudo a partir de práticas pedagógicas em escolas públicas |
Autor(es): | Neves, Éderson Pereira |
Orientador(ra): | Coelho, Maria do Socorro Vieira Felício, Ros’elles Magalhães |
Membro(s) Banca: | Pagotto, Emilío Gozze Barbosa, Juliana Bertucci Soares, Gilvan Mateus Moraes, Carla Roselma Athayde |
Palavras-chave: | Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensino;Professores de português - Ensino;Sociolinguística |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 26-Mar-2024 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de estudo o lugar da norma culta no ensino de língua portuguesa nas escolas. A investigação norteou-se por uma abordagem ancorada na Sociolinguística Educacional e postulados da gramática, variação e do ensino. Neste sentido, a pesquisa objetivou discorrer sobre o ensino e aprendizagem das normas de prestígio do português brasileiro, como também, os saberes gramaticais presentes em sala de aula aos professores do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Geraldo dos Santos Coimbra e da Escola Estadual Stella Abrantes do município de Malacacheta-MG. O tema justifica-se pelo fato de refletir sobre a prática docente, o papel da escola no ensino da(s) norma(s) de prestígio e a necessidade de um conhecimento profícuo sobre a realidade linguística brasileira para promoção de métodos de ensino que conduzam o educando a operar sobre a linguagem. Assim, para atingir os objetivos desejados, a metodologia utilizada incluiu as pesquisas bibliográfica, documental, a pesquisa-ação e a divisão do trabalho em duas fases. A pesquisa-ação foi desenvolvida através da produção e aplicação de um questionário e realização de uma palestra. Na pesquisa bibliográfica foram investigadas as teorias da Sociolinguística Educacional, Gramática e Ensino. Quanto à pesquisa documental, analisaram-se os documentos normativos e orientadores da Educação Básica referentes ao ensino da língua portuguesa. Em relação às fases, a primeira, a diagnóstica, produziu-se e aplicou-se o questionário semiestruturado “Conhecimentos sobre os fenômenos linguísticos e o ensino de língua materna e norma culta”, constituído por vinte perguntas que buscaram registrar os dados pessoais, as informações sobre a percepção linguística e as práticas usuais em sala de aula em uma amostra de doze professores informantes. Na sequência, sistematizaram-se os dados encontrados para, posteriormente, responderem-se aos questionamentos, e confirmarem se ou refutarem-se as hipóteses levantadas. Os resultados obtidos nas respostas dos docentes apontaram a relevância de um ensino da língua portuguesa brasileira mais próximo de uma norma de prestígio comum e de uso da comunidade letrada. Todavia, os mesmos dados evidenciaram que os próprios docentes admitiram ser necessária uma formação e um conhecimento mais abrangentes sobre os fenômenos linguísticos apontados. Neste sentido, na segunda fase do projeto, realizou-se a palestra intitulada “O lugar da norma culta no ensino de língua portuguesa”, cujo objetivo foi promover a ampliação do conhecimento dos professores informantes quanto aos fenômenos linguísticos e à realidade sociolinguística brasileira, e as normas/variedades que constituem o português do Brasil. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1781 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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