Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1782
Título: | Letramentos crítico visual para ouvintes e surdos: uma perspectiva bilíngue inclusiva |
Autor(es): | Souza, Ivanete Pereira de |
Orientador(ra): | Coelho, Maria do Socorro Vieira |
Membro(s) Banca: | Batista Júnior, José Ribamar Lopes Pinho, Albina Pereira de |
Palavras-chave: | Letramento;Visualidade - Estudo e ensino;Estudantes surdos - Ensino Fundamental;Educação bilíngue;Educação inclusiva |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 21-Nov-2023 |
Resumo: | A pesquisa ora apresentada pretendeu responder ao questionamento: como o letramento crítico visual poderá favorecer uma educação bilíngue inclusiva para estudantes ouvintes e para os surdos? Desse modo, a sua justificativa se deu pela necessidade de ações didáticas na área do letramento crítico visual, visto que, na turma selecionada para o desenvolvimento das ações descritas neste texto, há uma estudante surda que, por sua especificidade linguística, carece de um olhar mais atento por parte da escola. Objetivamos, por conseguinte, proporcionar atividades pedagógicas para o desenvolvimento do letramento crítico visual, em uma turma regular de 9° ano, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Deputado Esteves Rodrigues, a partir da temática do lixo e de seus usos adequados, com vistas à sensibilização dos estudantes quanto à prática da coleta seletiva e aos cuidados com o meio ambiente, bem como com a saúde individual e coletiva. Diante disso, os objetivos específicos delineados foram os seguintes: i) criar situações de ensino e aprendizagem e materiais didáticos promotores do letramento crítico visual, com vistas ao desenvolvimento de habilidades gesto visual de alunos ouvintes e surdos; ii) desenvolver ações pedagógicas para a promoção do letramento crítico visual de alunos ouvintes e surdos, em uma turma regular de 9 o ano, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Deputado Esteves Rodrigues; iii) elaborar, aplicar e analisar atividades didáticas, sob a perspectiva inclusiva, com proposições bilíngues, a fim de desenvolver habilidades voltadas para o letramento crítico visual, além de promover a sensibilização acerca da temática eleita para discussão efetuada nesta pesquisa. Adotamos os pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, visto que voltamos o nosso olhar para um problema de ordem prática – tanto no que diz respeito ao ensino que envolve a valorização dos estudantes surdos quanto pela necessidade de atos reflexivos a respeito do tratamento dado ao lixo. Assim, consideramos os pressupostos defendidos por autores das áreas temáticas discutidas aqui e pelas legislações brasileiras, que orientam o trabalho pedagógico em educação bilíngue. Ademais, este estudo resultou na elaboração de uma oficina e de um minicurso, devidamente realizados no espaço escolar, para abordarmos temas fundamentais para a vida. Por conseguinte, sua importância foi ratificada, a partir da realização de uma atividade diagnóstica, a qual comprovou a falta de conhecimentos básicos acerca das temáticas supracitadas, uma vez que os participantes da diagnose não conseguiram relacionar as cores das lixeiras aos respectivos elementos recicláveis, por falta de conhecimentos relativos ao processo da coleta seletiva de resíduos sólidos. Desse modo, as ações realizadas, confirmaram a hipótese levantada inicialmente de que esta pesquisa poderia promover reflexões por parte dos profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, em um contexto bilíngue inclusivo, ao oferecer subsídios teórico-práticos nesse campo de estudo. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1782 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Souza, Ivanete Pereira de_Letramentos crítico visual para ouvintes e surdos_2023.pdf | 7,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.