Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1783
Título: | Letramento literário: uma proposta de (trans)formação do corpo linguagem mediante o trabalho com o gênero conto de fadas no ensino fundamental |
Autor(es): | Aquino, Regimar Pereira de |
Orientador(ra): | Mota, Maria Alice |
Membro(s) Banca: | ., . |
Palavras-chave: | Literatura (Ensino fundamental);Livros didáticos;Leitura (Ensino fundamental);Letramento literário;Professores - Ensino - Meios auxiliares;Contos - Literatura infantojuvenil |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Há ainda certa incompreensão em relação ao papel fundamental da literatura enquanto linguagem singular. É importante, então, buscar maneiras de promover o encontro dos sujeitos com essa “outra língua” que resultem em aberturas significativas nas maneiras desses sujeitos de articular as suas experiências na linguagem para que sejam capazes de abarcá-la integralmente. Dessa maneira, esta investigação pretende responder à seguinte questão: que ações metodológicas poderão contribuir para a formação de um leitor literário, na perspectiva da (trans)formação do corpo-linguagem dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, levando em consideração que a literatura só se efetiva enquanto enunciação de um sujeito que é corpo de afecções e léxico de afetos (acontecimentos), atravessado pelo acontecimento de leitura? Para isso, busca-se rastrear as maneiras como as ações fomentadoras da leitura têm acontecido nos espaços de ensino, isto é, analisar a institucionalização e a escolarização do texto literário, por vezes reduzido a abordagens que ignoram suas peculiaridades, quando o tratam como documento da cultura ou linguagem ornamentada. Trata-se, assim, de uma pesquisa bibliográfica, propositiva e colaborativa, que tem como objetivo geral propor ações metodológicas que visam ao letramento literário e à (trans)formação do corpo-linguagem dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Dessa maneira, esta investigação levanta a hipótese de que ações metodológicas inovadoras e contextualizadas criam a possibilidade de despertar nos alunos o gosto pela leitura literária. A pesquisa é ancorada nos estudos sobre a experiência, de Jorge Larrosa (2015), bem como nas reflexões sobre corpo, discurso e poder, em Michel Foucault (2013). Lançamos mão também de autores que se dedicaram ao estudo do letramento literário e às práticas de leitura literária, como Angela Kleiman (1989, 1995, 1997), Rildo Cosson (2021, 2022), Ingedore Villaça Koch (1997, 2010), Raimundo Magalhães Júnior (1972), Antonio Candido de Melo e Souza (2011), Antoine Compagnon (2009), Jacinto do Prado Coelho (1976), entre outros. A abordagem do corpo-linguagem busca promover uma compreensão ampla das experiências linguísticas dos alunos, além de trazer benefícios significativos para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. É importante notar, porém, que tanto os livros didáticos quanto as avaliações sistêmicas frequentemente instrumentalizam o texto literário para fins gramaticais, o que prejudica sua riqueza e sua profundidade. Diante dessa realidade, um caderno pedagógico foi desenvolvido com três sequências didáticas distintas: a primeira introduz narrativas tradicionais dos contos de fadas “Branca de Neve”, “Os três porquinhos” e “Chapeuzinho Vermelho”, promovendo análise e expressão criativa nas atividades correlatas; a segunda explora a versão alternativa “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, com base na qual estimula reflexões sobre coragem e superação; na terceira, os alunos assistem ao filme “Uma garota encantada” e depois realizam análise literária interdisciplinar, desenvolvem a expressão escrita e exercitam o pensamento crítico. Acredita-se que propostas como essas ofereçam alternativas pedagógicas, a fim de permitir que os alunos experimentem a literatura de forma mais integral e desperte neles o interesse pela leitura e pelo desenvolvimento da habilidade de escrita. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1783 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aquino, Regimar Pereira de_Letramento literário_2024.pdf | 7,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.