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Título: Leitura literária: do livro didático à prática discursiva de contos e crônicas
Autor(es): Santos, Vanessa Cristina
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Cunha, Zoraide Portela da Silva
Palavras-chave: Literatura (Ensino fundamental);Livros didáticos;Leitura (Ensino fundamental);Letramento literário;Professores de português - Ensino - Meios auxiliares;Contos;Crônicas
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 26-Mar-2024
Resumo: Pesquisa motivada pela observação empírica da sala de aula e pela análise dos dados das avaliações sistêmicas do ensino fundamental, especialmente as do 7º ano, do ensino fundamental II, da Escola Estadual Francisco Dumont, lócus de atividade profissional da pesquisadora e contexto inspiracional das proposições didático-pedagógicas deste trabalho. Responde ao seguinte questionamento: Que ações metodológicas podem ser acrescidas às atividades de leitura de contos e crônicas, propostas por Araújo e Oliveira (2018), no exemplar destinado ao 7º ano, do ensino fundamental II, para torná-las mais significativas e, assim, promover a leitura literária? O objetivo geral é apresentar propostas de leituras complementares de um conto e uma crônica, presentes nesse livro didático e objetivos específicos: i) explorar os pressupostos teórico-didáticos relativos ao trabalho com a leitura literária, especificamente, com os gêneros conto e crônica; ii) descrever as atividades propostas para a leitura de um conto e uma crônica no LD de Araújo e Oliveira (2018); iii) elaborar um planejamento de atividades complementares à leitura do conto ―Os dois pequenos e a bruxa‖ e da crônica ―De quem são os meninos de rua?‖. Este estudo é justificado pela necessidade da compreensão efetiva acerca do suporte didático dos professores de língua portuguesa, no tocante ao trabalho proposto para a realização dos estudos literários. Metodologicamente, está fundamentado na pesquisa-ação propositiva, sob o olhar qualitativo descritivo. As ações desta pesquisa estão ancoradas, teoricamente, nas contribuições de autores renomados, que abordam a leitura, tais como Bakhtin (1999, 2011), Cavalcante (2013), Cereja e Magalhães (2005), Coelho (2000), Cortazar (2006) Cosson (2014, 2015, 2016), Fonseca (2021), Gil (2010), Gotlib (1999), Kleiman (2005), Moraes (2022), Oliveira (2018), Ribeiro (2009), Sá (2020), Soares (2012), Solé (1998), Vergara (2014), Todorov (2017), Tripp (2005), entre outros e nos documentos parametrizadores do ensino: Brasil (2018) e Minas Gerais (2019). Como resultado foi elaborado um planejamento metodológico didático, teoricamente fundamentado e planejado, no qual apresentamos três sugestões de trabalho complementares às leituras propostas no LD em voga: uma dinâmica interativa, que aborda as características básicas dos gêneros textuais conto e crônica, a gamificação com o jogo da ―A Trilha de João e Maria‖ e, ainda, a escrita, sob a orientação do professor, de uma nova versão das histórias trabalhadas, em formato teatral, o qual será encenado pelos próprios estudantes. Sendo assim, essa proposta didática poderá contribuir significativamente com o processo de ensino e aprendizagem da leitura literária.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1784
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