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Título: Estudo onomástico com alunos da educação básica da Escola Municipal Celestino Pereira Salgado - Montes Claros/Minas Gerais
Autor(es): Ruas, Sônia Maria Pereira Souza
Orientador(ra): Coelho, Maria do Socorro Vieira
Membro(s) Banca: Lima, Bruno de Assis Freire de
Klinger, Karylleila dos Santos Andrade
Carvalho, Ana Paula Mendes Alves de
Cristianini, Adriana Cristina
Palavras-chave: Onomástica - Pesquisa;Antroponomástica;Toponomástica;Língua portuguesa - Léxico;Língua portuguesa - Estudo e ensino;Professores - Ensino - Meios auxiliares;Educação básica - Montes Claros (MG)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 27-Mar-2024
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é o léxico onomástico do português brasileiro cuja investigação se desenvolveu com a utilização de gêneros textuais e culminou com a gravação de videocasts, destacando o ensino da língua, e utilizando a memória coletiva. Por isso, o objetivo geral do trabalho é desenvolver um estudo onomástico sobre os nomes de lugares relacionados ao ambiente geográfico dos discentes, seguidos dos prenomes dos alunos da turma selecionada para a pesquisa. Pesquisaram-se quatro topônimos: o nome do país (Brasil), da cidade (Montes Claros), do bairro (Jardim Primavera) e da Escola Municipal Celestino Pereira Salgado, além de 34 nomes de alunos, antropônimos. A investigação se prestou, ainda, à ampliação do léxico dos alunos, em um trabalho que reúne semântica e multimídia, todos de importância vital para a aprendizagem formal da língua portuguesa. A argumentação teórica se sustenta na pesquisa bibliográfica, ou seja, nos postulados teóricos da Lexicologia e da Onomástica (Antroponomástica e Toponomástica) atrelados ao ensino, além de buscar apoio nos multiletramentos, em especial, no gênero multimodal videocast e suas valiosas contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficientes e significativas. Quanto à metodologia, utilizaram-se as pesquisas documental, qualitativa e a pesquisa-ação. A primeira refere-se à consulta de documentos oficiais, no sentido amplo, isto é, os escritos de ordem legal também em outros gêneros textuais verbais e não verbais. Por sua vez, a pesquisa qualitativa, também denominada “estudo de campo", "estudo qualitativo", um método de base linguístico-semiótica imiscuído no universo de significados e de motivações, e estuda aspectos subjetivos de fenômenos socioculturais e históricos. Por essas razões, subsidia a análise dos dados deste estudo. A pesquisa-ação, por seu turno, envolve pesquisador e participantes que interagem de modo cooperativo e participativo. Os resultados da pesquisa apontaram que, em sua fase inicial, 100% dos alunos não souberam explicar a motivação para os nomes dos quatro logradouros em estudo. Com relação a seus prenomes, 21 (64%) dos estudantes não conheciam nem as motivações para suas escolhas, nem seus significados. A partir desses resultados, elaborou-se uma proposta de ensino cujo objetivo foi promover o conhecimento sobre as motivações dos topônimos e antropônimos, focos da pesquisa, e consequentemente o contato com a história e cultura que envolve o contexto dos estudantes. Ao final do trabalho, constatamos que todos os alunos, por meio de pesquisas, conversas com a família e discussões em sala de aula, conheceram as motivações dos topônimos Brasil, Montes Claros, Jardim Primavera e Escola Municipal Celestino Pereira Salgado; além das razões que levaram a seus antropônimos. Concluímos, assim, a relevância do trabalho para geração de novos conhecimentos significativos e cruciais para os discentes.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1785
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