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Título: Um estudo sobre a política de assistência estudantil no enfrentamento das desigualdades socioeducacionais
Autor(es): Souza, Michely Gonçalves Mota de
Orientador(ra): Brandão, Viviane Bernadeth Gandra
Membro(s) Banca: Santos, Zilmar Gonçalves
Lopes, Frederico Antônio Mineiro
Palavras-chave: Estudantes - Programas de assistência;Universidade Federal de Minas Gerais - Assistência estudantil;Fundação Mendes Pimentel
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 29-Fev-2024
Resumo: Esta dissertação de mestrado, no formato multipaper, apresenta três artigos resultantes de pesquisas sobre a assistência estudantil no Instituto de Ciências Agrárias Campus da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA-UFMG) na cidade de Montes Claros, localizada no norte de Minas Gerais. O objetivo geral deste estudo consistiu em analisar a política de Assistência Estudantil executada pelo ICA-UFMG, Campus Montes Claros, em suas contribuições para a diminuição das desigualdades socioeducacionais de seus estudantes. O objetivo geral de dos artigos , está em consonância com os objetivos específicos da dissertação, que deram a origem a cada um dos três, intitulados nesta ordem: “Análise sócio-histórica da Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Campus Montes Claros/MG”; “Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG campus Montes Claros/MG: uma reflexão sobre os programas implantados” e “Política de Assistência Estudantil no enfrentamento das desigualdades socioeducacionais: um estudo no ICA/UFMG Campus Montes Claros/MG”. O estudo de pesquisa qualitativa, documental e de campo apresentou em sua trajetória metodológica o tratamento dos dados a partir da análise de conteúdo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma presencial com estudantes e equipe técnica da Fundação Mendes Pimentel (Fump). O lócus das pesquisas foi o ICA/UFMG, da cidade de Montes Claros-MG. O primeiro artigo evidenciou resultados da análise da Política Educacional Brasileira, o surgimento da Política de Assistência Estudantil no país e instituição do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), bem como a implantação dessa política na UFMG através da Fump. No segundo artigo, os resultados apontam a influência da economia na trajetória da educação superior no Brasil e as características de estudantes atendidos pela Fump em ações direcionadas não apenas para a assistência social, mas também para outras formas de vulnerabilidade social. No terceiro artigo, constatamos as divergências sobre o conceito de assistência estudantil para os estudantes e para a equipe técnica e semelhanças nos desafios encontrados como renda, mobilidade estudantil, questões sobre saúde mental e limitações orçamentarias para a execução das ações. Desse modo, a partir dos resultados e das análises dos artigos, concluímos que esta pesquisa apresenta possibilidades para ampliação e para novos estudos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1788
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