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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1789| Título: | Corpos de frutescências e a cor da pele de memórias: a poética negra de Conceição Evaristo em Poemas da recordação e outros movimentos |
| Autor(es): | Souza, Lorenna de Araújo |
| Orientador(ra): | Corrêa, Danilo Barcelos |
| Membro(s) Banca: | Silva, Telma Borges Rocha, Antônio Wagner Veloso |
| Palavras-chave: | Poesia e memória – Negros - Literatura;Poemas da recordação e outros movimentos - Evaristo, Conceição, 1946-. – Análise e interpretação.;Corporal - Ser negro;Poesia e pensamento |
| Área: | Linguistica, Letras e Artes |
| Subárea: | Letras |
| Data do documento: | 28-Ago-2023 |
| Resumo: | Neste estudo nos dedicamos a escutar a palavra poética de Conceição Evaristo em sua obra Os poemas da recordação e outros movimentos (2017), interpretando e analisando como a sua linguagem é um dizer essencial que retorna até os mananciais da recordação para chamar a presença do ser corporal negro, trazendo-o à lembrança, desvendando-o em um movimento poético de existência e um logos recolhedor. Durante esse recolhimento concentrado, voltamos a nossa atenção para a criação poética e o pensamento reflexivo produzidos por Conceição Evaristo, uma vez que seus dizeres pensam sobre a vida corporal negra e as condições da existência humana. Nesse sentido, ao examinarmos sua composição poética e suas produções acadêmicas, observamos que o corpo negro se faz presente em suas palavras. Assim, procuramos analisar como ele se manifesta em sua poesia, verificando os sentidos de suas vivências e experiências. Essas análises foram interpretadas apoiando-se nos estudos de poesia discutidos por Antonio Candido, em seu livro Estudo analítico do poema (2006), Erza Pound, no ABC da Literatura (2006), Octavio Paz, em sua obra Signos em Rotação (2005), Alfredo Bosi, em Ser e o tempo da poesia (1990), e Terry Eagleton, em Como leer un poema (2010). Aproximamos as interpretações dos poemas selecionados com o pensamento de Merleau-Ponty, em especial, nas obras Fenomenologia da Percepção (2006) e O vísivel e o Invisível (2003), que compreende a existência do ser, corporalmente, e também com o pensamento de Martin Heidegger em alguns de seus textos, apresentados no livro Ensaios e Conferências (2008a), e em suas obras, especialmente, em A caminho da linguagem (2003), Explicações da poesia de Hölderlin (2013) e Hinos de Hölderlin (2004), que pensa a poesia como a linguagem originária de um povo que institui o ser, portanto, uma linguagem essencial que traz à luz a presença da existência negra, constituindo assim, a sua memória. Além disso, averiguamos como é a organização e a produção poética, objetivando esclarecer a estrutura composicional da obra e buscamos compreender o que significa a sua poesia ser pensada com o sentido de “recordação e movimentos”. Esse longo caminho meditativo nos leva a refletir a relação entre os corpos negros, a poesia e a memória, observando que esse entrelaçamento movimenta todo um povo a resgatar a si próprio de dentro dos escombros abandonados de um naufrágio e se reconstituir como um saber essencial. Palavras-chave: Conceição Evaristo; ser corporal negro; poesia e memória; recordação e movimentos; poesia e pensamento. |
| URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1789 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações |
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