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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1795| Título: | Grande Sertão: veredas: o livro como arte |
| Autor(es): | Alves, Reginaldo |
| Orientador(ra): | Almeida, Ivana Ferrante Rebello e |
| Membro(s) Banca: | Morais, Márcia Marques de Jardim, Alex Fabiano Pereira, Andrea Cristina Martins |
| Palavras-chave: | Literatura Brasileira;Rosa, João Guimarães, 1908-1967 - Grande Sertão: Veredas - Análise e interpretação |
| Área: | Linguistica, Letras e Artes |
| Subárea: | Letras |
| Data do documento: | 29-Set-2023 |
| Resumo: | RESUMO: Grande Sertão: Veredas, romance do escritor mineiro, João Guimarães Rosa, desenvolve-se em torno da ideia sertão. Explorado em muitas vertentes no livro do escritor, o sertão apresenta-se, com singularidade, como uma grande relação discursiva, trazendo à tona as questões relacionadas à existência e à condição do homem no mundo. Em Grande Sertão: Veredas as palavras pela força da poesia presente na obra, fogem de seus significados habituais e adquirem uma áurea poética que tocam e envolvem profundamente o leitor, pois apresenta um espaço narrado com muita plasticidade e sugestões sensoriais, capaz de despertar em quem lê uma série de quadros visuais. Partindo desses pressupostos, sobretudo, pela análise da linguagem presente na obra – uma transfiguração poética do falar sertanejo – a presente dissertação buscou discutir o sertão, levando em consideração a forma como a ficcionalidade aproxima-se do campo artístico. Renunciando todas as verdades petrificadas, a presente pesquisa privilegiou ler o livro promovendo uma ruptura com a ordem social firmemente estabelecida do narrar típico da corrente literária dita regionalista. Empreendendo uma liberdade de análise como sugere a narrativa, buscou não só compreender o espaço, mas, sobretudo, discutir e ressignificar o lugar sertão. Para desenvolvimento desse trabalho, retomamos alguns estudos sobre o sertão, como as pesquisas de AGRÓ, Ettore Finazzi (2001); AMADO, Janaina (1995); BOLLE, Willi (2004); TELES, Gilberto Mendonça; BARROSO, Gustavo e BRANDÃO, Luis Alberto (2013). Para a discussão sobre a literatura, recorremos à CANDIDO, Antonio (1964); DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix (1995-1997) IVO, Isnara Pereira (2012), entre outros. Aproximamos a escrita rosiana das telas de Candido Portinari e, por isso, recorremos aos estudos de REBELLO, Ivana Ferrante et OLIVA, Osmar Pereira (2018) e PAULINO, Sibele e SOETHE, Paulo Astor (2018). Com um estreito diálogo com a poética e com outras áreas do conhecimento, chegou-se à conclusão de que, por meio do efeito artístico impresso no livro, desde o título, o sertão rosiano não pode ser aprisionado a uma faculdade intelectiva ou a uma metodologia, pois devido a seu caráter de arte, ele se abre a uma pluralidade de sentidos. |
| URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1795 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações |
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