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Título: Alunos Booktubers, o protagonismo nos Vlogs literários
Autor(es): Guimarães, Hellen Darlla Alves Rocha Soares
Orientador(ra): Penido, Luiz Henrique Carvalho
Membro(s) Banca: ., .
Palavras-chave: Leitura literária;Formação de comunidade de leitores críticos;Letramento literário;Booktuber;Plataforma Youtube
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 24-Nov-2021
Resumo: Esta pesquisa fora concebida com a finalidade de incentivar a leitura literária e a consequente formação de uma comunidade leitora crítica entre os alunos do 7º ano “Platina” da Escola Estadual Venceslau Brás. A hipótese é que com a propositura da criação de um vlog literário, os alunos sentir-se-iam instigados a ler, gravar vídeos curtos e interagir com outros leitores, principalmente com os colegas da turma, formando uma comunidade leitora virtual. A plataforma YouTube, onde propusemos a construção do vlog literário, permite a interatividade através de comentários e outros feedbaks entre os booktubers, o que viabiliza a formação da comunidade de booktubers, ou seja, comunidade de leitores críticos, que não apenas leem, como também oferecem opiniões e impressões. O objetivo primordial é a efetiva formação de uma comunidade leitora crítica entre os alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Venceslau Brás. Os objetivos específicos são: (i) desenvolver oficinas que favoreçam o desenvolvimento da pesquisa, entre os alunos do 7º ano do ensino fundamental da EEVB (Escola Estadual Venceslau Brás); (ii) ampliar o conhecimento dos alunos a respeito dos gêneros textuais que podem estar presentes nos vídeos, como a resenha, a indicação, entrevistas, comentários e desafios literários; (iii) incentivar e acompanhar, através de diário de leitura, a leitura do livro proposto; (iv) mediar o planejamento e as gravações dos vídeos; (v) criar o vlog e postar os vídeos gravados pelos alunos com pequenos textos introdutórios; (vi) observar e instruir sobre os comentários e o feedback dos vídeos postados; (vii) avaliar, através do diário de leitura, da participação nas oficinas, dos comentários nos vídeos dos colegas e da autoavaliação, o desenvolvimento dos discentes. A perspectiva adotada é a pesquisa-ação e a metodologia qualitativa. A fundamentação teórica está baseada em Cosson, Letramento literário (2007) e Círculos de leitura e letramento literário (2020); na Base Nacional Comum Curricular, no aspecto de Linguagens (2018); Leila Perrone Moisés (2006), Literatura para todos; José Moran (2014), A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá; dados de sites da plataforma YouTube. As oficinas e todas as propostas de intervenção, assim como os resultados, não puderam ser aferidas em razão do contexto de pandemia do covid-19 eclodida em março de 2019 e permanente até a presente data. Por este motivo, a Coordenação Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Letras resolveu aprovar a norma que determina que os trabalhos de conclusão, neste período, poderão ter caráter propositivo. Entretanto, em um momento anterior à escrita desta pesquisa e de forma empírica, sem a devida estruturação, a proposta de gravação de vídeos curtos após a leitura de obras literárias fora feita a estudantes do mesmo nível de escolaridade. Porém, por não ter uma estrutura planejada com objetivos, embasamento teórico e avaliação, o que pode-se aproveitar foi a experiência. Observando a participação e o modo como os alunos executaram a proposta, de forma geral, foi satisfatório. Desta forma, espera-se que o aporte teórico e a descrição das práticas nesta pesquisa ofertados sejam suficientes ou suscitem outras práticas, mas que contribuam para a melhora da proficiência em leitura dos alunos e consequente formação de comunidade leitora.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1798
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