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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1806
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lima, Maria da Penha Brandim de | - |
dc.contributor.author | Costa, Elen Silva Neves | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T19:36:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1806 | - |
dc.description.abstract | The present work addresses concepts of reading, cognition, metacognition, learning to read and critical reading with a main focus on literary and expository-argumentative texts, with a view to presenting didactic strategies and proposals that can stimulate the reading comprehension of students in the final years of high school. Fundamental, since the mere decoding cannot be considered as reading itself. We consider a good reader to be someone who goes beyond that and is capable of making inferences, making comparisons and associating what has been read with his/her daily life. Then, we inquire about the real difficulties in relation to reading and understanding literary and argumentative texts, presented by students of the 8th year of Elementary School II at E.E. Prof. Alcides de Carvalho; as a proposition of activities that aim to stimulate self-knowledge, the way one learns and the steps to reach a proficient interpretation will help the student to better understand the texts read and, finally, what activities can be developed with this objective. As a theoretical reference, we are based on Solé (1998), Cavalcante & Ribeiro (2017), Fonseca (2014), Flavel (1987), Jou and Sperb (2006), Valarini (2012), Compangon (2009), Kleiman (2004) , Lima (2012), among others. Due to the Covid 19 pandemic, supported by resolution N. 003/2021, in its first article, we did not apply the research until the time of our defense, although our desire to do so was enormous and, soon, with sure we will. Therefore, our research had a propositional nature, as we present proposals that can contribute to the current scenario of public education in Brazil, qualitative and interpretative, since, regardless of numerical representation, we are concerned with knowing the real difficulties of students by through external exams, more specifically the diagnostic evaluations proposed by SIMAVE, from which the discrepancies in the class were identified. After that, we present didactic proposals to reduce them. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Other | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.subject | Livros e leitura | pt_BR |
dc.title | Estratégias cognitivas: propostas didáticas para a formação de habilidades leitoras no Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Humanas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Letras | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda conceitos de leitura, cognição, metacognição, aprendizagem de leitura e leitura crítica com foco principal em textos literários e expositivos-argumentativos, com vistas a apresentar estratégias e propostas didáticas que possam estimular a compreensão leitora dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, visto que a mera decodificação não pode ser considerada como suficiente para o domínio das competências leitoras. Nesse sentido, indagamos sobre quais as reais dificuldades em relação à leitura e compreensão de textos literários e argumentativos apresentadas pelos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II na E.E. Prof. Alcides de Carvalho e como uma proposição de atividades que visem estimular o autoconhecimento, a maneira como se aprende e os passos para se chegar a uma interpretação proficiente ajudarão o aluno a compreender melhor os textos lidos e, por fim, que atividades podem ser desenvolvidas com esse objetivo. Como referencial teórico, embasamo-nos em Solé (1998), Cavalcante & Ribeiro (2017), Fonseca (2014), Flavel (1987), Jou e Sperb (2006), Valarini (2012), Compangon (2009), Kleiman (2004), Lima (2012), entre outros. Por conta da pandemia de covid-19, amparados pela resolução de nº 003/2021, no seu Art. 1º, não aplicamos a pesquisa até o momento de nossa defesa. Por causa disso, nosso trabalho teve cunho propositivo, pois apresentamos propostas que podem contribuir com o atual cenário do ensino no universo pesquisado; também apresenta-se como uma pesquisa qualitativa e interpretativa, visto que, independente da representatividade numérica, preocupamo-nos em conhecer as reais dificuldades dos alunos por meio de exames externos, mais especificamente, os resultados das avaliações diagnósticas propostas pelo SIMAVE, a partir dos quais foram identificadas as desfasagens da turma. Feito isso, apresentamos propostas didáticas para desenvolver a competência leitora dos educandos. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2025-02-27T19:36:47Z | - |
dc.contributor.referee | Penido, Luiz Henrique Carvalho | - |
dc.contributor.referee | Oliveira, Sandra Carneiro de | - |
dc.contributor.referee | Araújo, Maria Clara Maciel | - |
dc.contributor.referee | Souza, Fátima Aparecida de | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Costa, Elen Silva Neves_Estratégias metacognitivas_2023.pdf | 8,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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