Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1806
Título: | Estratégias cognitivas: propostas didáticas para a formação de habilidades leitoras no Ensino Fundamental II |
Autor(es): | Costa, Elen Silva Neves |
Orientador(ra): | Lima, Maria da Penha Brandim de |
Membro(s) Banca: | Penido, Luiz Henrique Carvalho Oliveira, Sandra Carneiro de Araújo, Maria Clara Maciel Souza, Fátima Aparecida de |
Palavras-chave: | Leitura (Ensino fundamental);Leitura - Estudo e ensino;Metacognição;Livros e leitura |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 1-Mar-2023 |
Resumo: | O presente trabalho aborda conceitos de leitura, cognição, metacognição, aprendizagem de leitura e leitura crítica com foco principal em textos literários e expositivos-argumentativos, com vistas a apresentar estratégias e propostas didáticas que possam estimular a compreensão leitora dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, visto que a mera decodificação não pode ser considerada como suficiente para o domínio das competências leitoras. Nesse sentido, indagamos sobre quais as reais dificuldades em relação à leitura e compreensão de textos literários e argumentativos apresentadas pelos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II na E.E. Prof. Alcides de Carvalho e como uma proposição de atividades que visem estimular o autoconhecimento, a maneira como se aprende e os passos para se chegar a uma interpretação proficiente ajudarão o aluno a compreender melhor os textos lidos e, por fim, que atividades podem ser desenvolvidas com esse objetivo. Como referencial teórico, embasamo-nos em Solé (1998), Cavalcante & Ribeiro (2017), Fonseca (2014), Flavel (1987), Jou e Sperb (2006), Valarini (2012), Compangon (2009), Kleiman (2004), Lima (2012), entre outros. Por conta da pandemia de covid-19, amparados pela resolução de nº 003/2021, no seu Art. 1º, não aplicamos a pesquisa até o momento de nossa defesa. Por causa disso, nosso trabalho teve cunho propositivo, pois apresentamos propostas que podem contribuir com o atual cenário do ensino no universo pesquisado; também apresenta-se como uma pesquisa qualitativa e interpretativa, visto que, independente da representatividade numérica, preocupamo-nos em conhecer as reais dificuldades dos alunos por meio de exames externos, mais especificamente, os resultados das avaliações diagnósticas propostas pelo SIMAVE, a partir dos quais foram identificadas as desfasagens da turma. Feito isso, apresentamos propostas didáticas para desenvolver a competência leitora dos educandos. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1806 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Costa, Elen Silva Neves_Estratégias metacognitivas_2023.pdf | 8,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.