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Título: O uso de pronomes oblíquos átonos como elementos de referenciação em textos argumentativos: formação de habilidades escritoras
Autor(es): Nobre, Janderson Almeida
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: .
Palavras-chave: Referência (Linguística);Pronomes;Textos;Escrita argumentativa;Linguística textual;Língua portuguesa (Ensino fundamental)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 28-Mai-2023
Resumo: Pesquisa realizada com a finalidade de responder quais são as reais dificuldades de uma amostra de alunos do 6º ano quanto à compreensão e aplicabilidade dos pronomes oblíquos átonos como elementos de referenciação em textos argumentativos escritos e quais os resultados de estratégias metodológicas com vistas a proporcionar o desenvolvimento das habilidades de referenciação, por meio de pronomes, em textos argumentativos, por parte dos alunos participantes. De um modo geral, propôs-se apresentar os resultados de estratégias metodológicas desenvolvidas em sala de aula, com a escrita de resenhas a serem divulgadasem um blog, para o desenvolvimento de habilidades de uso dos pronomes oblíquos átonos, como elementos de referenciação e, de modo específico: (i) explorar conhecimentos da Linguística Textual, com ênfase na coesão argumentativa e no processo de referenciação; evidenciar as reais dificuldades de escrita argumentativa de uma amostra de alunos do 6º ano, por meio da elaboração, aplicação e descrição dos resultados de um diagnóstico com essa finalidade; (iii) planejar e desenvolver, em sala de aula, estratégias metodológicas como forma de contribuir para a compreensão e aplicação dos pronomes oblíquos átonos como elementosde referenciação na escrita de textos argumentativos e, (iv) criar e disponibilizar um blog para adivulgação das resenhas. Teoricamente ancorado nos pressupostos da Linguística Textual, em conhecimentos sobre a referenciação e sobre o processo argumentativo, este estudo está desenvolvido conforme a pesquisa qualitativa e de acordo com o método da pesquisa-ação. É justificado pelo interesse em interferir como professor pesquisador, na falta de habilidades de emprego de pronomes oblíquos como elementos de referenciação em textos argumentativos escritos por alunos de 6º ano. Apresenta-se como resultados os dados do diagnóstico, evidenciando as dificuldades, o planejamento e desenvolvimento das ações metodológicas e a consequente melhora das produções dos alunos e, como produto, a criação de um blog, repositório de resenhas produzidas após o desenvolvimento das ações.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1821
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