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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Maria do Socorro Vieira-
dc.contributor.advisorLima, Bruno de Assis Freire de-
dc.contributor.authorCarvalho, Nádila Marina de-
dc.date.accessioned2025-02-27T20:29:01Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1822-
dc.description.abstractThe present work studied the vocabulary of the didactic exercises in the book adopted for Elementary School at Escola Estadual Professora Cristina Guimarães, entitled Se liga na lingual: reading, text production and language: a teacher's manual, provided by the National Textbook Program, and of the evaluative items in the Tutored Study Plan, elaborated by the Secretary of State for Education of Minas Gerais during the period of remote classes.. The participants involved in this research are the 6th grade students of this school. The main theories that guide the development of the work are specialized genres and specialized vocabulary, and the notes of lexical studies, such as Lexicology, Lexicography and Lexical Semantics. The research hypotheses suggest that the difficulties presented by the students to understand the didactic exercises and the evaluative items are based, in several cases, on the lack of knowledge of the vocabulary used to develop the activities. From this, it is speculated that the work focused on lexical-semantic relations with the lexias pointed out as the target of misunderstanding of the exercises and items may contribute to the expansion of the students' vocabulary repertoire. The methodology used was of an applied, practical, qualitative and interpretive nature. Thus, we observed which doubts about the lexicon arose at the moment of application of the activities and, from the results, the Proposal of Teaching Practices was elaborated with the objective of expanding the vocabulary and making students capable of answering with autonomy the school exercises and tests regarding lexical appropriation. The Proposal was also applied to the School teachers and to undergraduate students in Letras Português at Universidade Estadual de Montes Claros, as we believe that teachers, whether in training or working, should reflect and seek to know about the vocabulary that integrates the exercises and items applied to students. Moreover, the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel aims to integrate graduation, undergraduation and public Elementary and High Schools. This research also intended to expand the scope of studies related to the theme with the intention of contributing to the development of similar proposals and to linguistic studies involving the lexicon, school activities and teaching materials.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectExercícios didáticospt_BR
dc.subjectTestes e medidas educacionaispt_BR
dc.subjectLéxicopt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.titleExercícios didáticos e itens avaliativos: o estudo do vocabulário para o desenvolvimento lexical nas práticas de língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo o vocabulário dos exercícios didáticos do livro adotado para o Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Cristina Guimarães, intitulado Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor fornecido pelo Programa Nacional do Livro Didático, e dos itens avaliativos do Plano de Estudo Tutorado, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais durante o período de aulas remotas. Os participantes envolvidos nesta pesquisa são os alunos do 6º ano da referida escola. As principais teorias que norteiam o desenvolvimento do trabalho são os gêneros especializados e o vocabulário especializado, bem como os apontamentos dos estudos lexicais, como a Lexicologia, a Lexicografia e a Semântica Lexical. As hipóteses levantadas sugerem que as dificuldades apresentadas pelos discentes para compreender os exercícios didáticos e os itens avaliativos baseiam-se, em diversos casos, no desconhecimento do vocabulário utilizado para a elaboração das atividades. A partir disso, especula-se que o trabalho voltado para as relações léxico-semânticas com as lexias apontadas como alvo da incompreensão dos exercícios e dos itens pode contribuir para a ampliação do repertório vocabular dos estudantes. A metodologia utilizada foi de natureza aplicada, prática, qualitativa e interpretativa. Assim, foram observadas quais dúvidas quanto ao léxico surgiram no momento de aplicação das atividades. A partir dos resultados encontrados, elaborou-se a Proposta de Práticas de Ensino com o objetivo de expandir o vocabulário e tornar os estudantes capazes de responder com autonomia os exercícios e testes escolares relativamente à apropriação lexical. A Proposta também foi aplicada aos professores da Escola e aos acadêmicos do curso de Letras Português da Unimontes, por considerarmos que os docentes, seja em formação ou atuação, devem refletir e buscar conhecer sobre o vocabulário que integra os exercícios e os itens aplicados aos estudantes. Ademais, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior visa à integração entre pós-graduação, graduação e escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. Esta pesquisa pretendeu, ainda, ampliar o escopo dos estudos relacionados ao tema, isso com a intenção de contribuir para o desenvolvimento de propostas semelhantes e para os estudos linguísticos que envolvam o léxico, as atividades escolares e os materiais didáticos.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2025-02-28T20:29:01Z-
dc.contributor.refereeMoraes, Carla Roselma Athayde-
dc.contributor.refereeFerraz, Aderlande Pereira-
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