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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1822
Título: | Exercícios didáticos e itens avaliativos: o estudo do vocabulário para o desenvolvimento lexical nas práticas de língua portuguesa |
Autor(es): | Carvalho, Nádila Marina de |
Orientador(ra): | Coelho, Maria do Socorro Vieira Lima, Bruno de Assis Freire de |
Membro(s) Banca: | Moraes, Carla Roselma Athayde Ferraz, Aderlande Pereira |
Palavras-chave: | Língua portuguesa - Estudo e ensino;Exercícios didáticos;Testes e medidas educacionais;Léxico;Vocabulário |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 28-Fev-2023 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de estudo o vocabulário dos exercícios didáticos do livro adotado para o Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Cristina Guimarães, intitulado Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor fornecido pelo Programa Nacional do Livro Didático, e dos itens avaliativos do Plano de Estudo Tutorado, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais durante o período de aulas remotas. Os participantes envolvidos nesta pesquisa são os alunos do 6º ano da referida escola. As principais teorias que norteiam o desenvolvimento do trabalho são os gêneros especializados e o vocabulário especializado, bem como os apontamentos dos estudos lexicais, como a Lexicologia, a Lexicografia e a Semântica Lexical. As hipóteses levantadas sugerem que as dificuldades apresentadas pelos discentes para compreender os exercícios didáticos e os itens avaliativos baseiam-se, em diversos casos, no desconhecimento do vocabulário utilizado para a elaboração das atividades. A partir disso, especula-se que o trabalho voltado para as relações léxico-semânticas com as lexias apontadas como alvo da incompreensão dos exercícios e dos itens pode contribuir para a ampliação do repertório vocabular dos estudantes. A metodologia utilizada foi de natureza aplicada, prática, qualitativa e interpretativa. Assim, foram observadas quais dúvidas quanto ao léxico surgiram no momento de aplicação das atividades. A partir dos resultados encontrados, elaborou-se a Proposta de Práticas de Ensino com o objetivo de expandir o vocabulário e tornar os estudantes capazes de responder com autonomia os exercícios e testes escolares relativamente à apropriação lexical. A Proposta também foi aplicada aos professores da Escola e aos acadêmicos do curso de Letras Português da Unimontes, por considerarmos que os docentes, seja em formação ou atuação, devem refletir e buscar conhecer sobre o vocabulário que integra os exercícios e os itens aplicados aos estudantes. Ademais, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior visa à integração entre pós-graduação, graduação e escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. Esta pesquisa pretendeu, ainda, ampliar o escopo dos estudos relacionados ao tema, isso com a intenção de contribuir para o desenvolvimento de propostas semelhantes e para os estudos linguísticos que envolvam o léxico, as atividades escolares e os materiais didáticos. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1822 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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