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Título: Processo de escrita: estudo das dificuldades linguísticas na escrita de alunos do 9.º ano do Ensino Fundamenta
Autor(es): Reis, Roberta Fabiana de Andrade
Orientador(ra): Mota, Maria Alice
Membro(s) Banca: LBarbosa, Liliane Pereira
Felício, Ros’elles Magalhães
Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Gonçalves, Sandra Ramos de Oliveira Duarte
Palavras-chave: Língua portuguesa (Ensino fundamental);Língua portuguesa - Escrita;Língua portuguesa - Ensino;Dificuldades de aprendizagem
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 23-Mar-2023
Resumo: Trabalhar com a formação das habilidades de escrita no âmbito da Educação Básica tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelos professores de Língua Portuguesa na atualidade. O aperfeiçoamento da escrita, inclusive com a utilização da norma-padrão, é um dos importantes objetivos do ensino de língua materna, uma vez que esses conhecimentos linguísticos são sempre cobrados em diversas instâncias sociais. Diante disso e tendo em vista as recorrentes dificuldades e limitações de ordem linguística apresentadas pelos nossos alunos do Ensino Fundamental, propusemos desenvolver uma pesquisa cujo objetivo geral foi diagnosticar as dificuldades linguísticas recorrentes na escrita de alunos do 9.º ano da Escola Estadual Professora Dilma Quadros para analisar e categorizar essas dificuldades e elaborar uma proposta de intervenção pedagógica que possa nos auxiliar no trabalho com a Língua Portuguesa em sala de aula a fim de sanar as dificuldades de escrita identificadas nos textos dos alunos. Como objetivos específicos, estabelecemos: i) Proceder à revisão da literatura para construção do aporte teórico da pesquisa; ii) Identificar, por meio de instrumentos diagnósticos, as dificuldades linguísticas de escrita mais recorrentes nos textos dos alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental; iii) Analisar e categorizar as dificuldades diagnosticadas à luz de referencial teórico pertinentemente escolhido; iv) Desenvolver um conjunto de atividades – caderno pedagógico – para ser divulgado e para que possa contribuir, de forma prática e eficaz, com o trabalho de outros professores de Língua Portuguesa no sentido de aprimorar habilidades linguísticas de escrita nos textos dos alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental. Sendo assim, com base em teorias linguísticas, a nossa pretensão foi responder àsseguintes questões: i) Quais são, de fato, as dificuldades linguísticas de escrita apresentadas por alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Professora Dilma Quadros? ii) Que estratégias metodológicas podem ser usadas para sanar as dificuldades linguísticas de escrita apresentadas pelos referidos alunos? Diante disso, as hipóteses que levantamos foram as seguintes: i) Os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Professora Dilma Quadros apresentam dificuldades linguísticas de diferentes categorias na escrita de textos; ii) Estratégias metodológicas diversificadas, embasadas no enfoque da Teoria da Variação, visando ao trabalho de desenvolvimento de habilidades linguísticas para a escrita, poderão contribuir para sanar dificuldades apresentadas pelos alunos. Entre os autores que deram aporte teórico a esta pesquisa estão: Lemle (1982), Morais ([1995]2002), Zorzi (1998) e Cagliari (2010), entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter diagnóstico-propositiva, de natureza qualitativa e etnográfica. A fase diagnóstica da pesquisa nos permitiu verificar que os alunos apresentam dificuldades linguísticas de diferentes categorias. A análise revelou a ocorrência de 543 casos de erros ortográficos nos treze (13) textos analisados. A categorização dos dados mostrou que, entre as categorias propostas por Cagliari (2010), as com maior número de ocorrências foram acentos gráficos, com 119 casos (22%); transcrição fonética, com 93 casos (17,3%); modificação da estrutura segmental das palavras, com 90 casos (16,5%) e uso indevido de letras, com 72 casos (9%). Em relação à décima primeira categoria “acertos”, os alunos demonstraram que já possuem algumas habilidades formadas tanto do ponto de vista conceitual (gênero e conteúdo) como do ponto de vista formal (conhecimentos linguísticos). Dada a diversidade e o número de ocorrências das dificuldades linguísticas, constatou-se que se faz necessária a construção de uma proposta de intervenção com atividades que possibilitem sanar as dificuldades linguísticas diagnosticadas.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1823
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