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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1824
Título: | Relações discursivo-argumentativas: uma sugestão de pesquisa-ação para o ensino de operadores argumentativos em artigos de opinião |
Autor(es): | Santos, Daniel Pereira dos |
Orientador(ra): | Nepomuceno, Arlete Ribeiro |
Membro(s) Banca: | . |
Palavras-chave: | Leitura - Estudo e ensino;Leitura (Ensino fundamental);Texto argumentativo;Operadores argumentativos;Língua portuguesa (Ensino fundamental) |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Resumo: | Por vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada tecnologicamente, nossas possibilidades de interações sociais aumentam, tendo em vista que gêneros textuais emergem nos ambientes virtuais e os já consolidados se adequam e encontram mais facilidade de difusão. Por si só, o acesso facilitado aos gêneros que por aí circulam não garante, porém, o desenvolvimento crítico-reflexivo tão necessário diante do que se lê. Isso se justifica por notarmos, no cotidiano da sala de aula, sérias dificuldades de leitura de muitos alunos que, mesmo em séries mais avançadas, não conseguem ultrapassar o nível da decodificação ou se restringe, quando muito, à compreensão do dito na superfície textual. Assim, o presente trabalho trata das dificuldades que os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II apresentam quanto à percepção de marcas de argumentatividade expressas por determinados elementos linguísticos (conjunções e palavras denotativas), em relações discursivas no texto. Partindo dessa constatação empírica, através de uma proposta de pesquisa-ação, tivemos como objetivo apresentar alternativas teórico-metodológicas, na produção de um caderno didático-pedagógico direcionado a professores do 9.º ano do Ensino Fundamental II, visando ao ensino da leitura crítica do texto argumentativo com base nos operadores argumentativos. Para atingir tal propósito, filiamo-nos à Linguística Textual, com foco na terceira fase, cujos principais autores são: Koch (2001, 2011, 2015, 2020), Fávero e Koch (2012) Koch e Elias (2022), Guimarães (2001), em interlocução com Teoria da Argumentação na Língua, postulada por Ducrot (1981) e explanada por Cabral (2011). Somam-se a eles os estudos sobre os gêneros textuais/discursivos, baseando-nos em Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008). Metodologicamente, adotou-se uma perspectiva descritivo-interpretativa, sustentada em revisão bibliográfica, com base, entre outros, nos autores supramencionados. Este trabalho dividiu-se em duas partes: teórica e analítico-propositiva. Nesta segunda, propusemos a construção do caderno didático-pedagógico. O referido caderno foi dividido em duas partes: análise e sugestões de atividades. Para o corpus de análise, selecionamos cinco artigos de opinião que circulam virtualmente no jornal Folha de S. Paulo. Neles, observamos as seguintes categorias: relações discursivo-argumentativas, classe argumentativa e escala argumentativa, cotejando tais noções com o que prega as gramáticas tradicionais. Foram analisados 15 tipos de relações discursivo-argumentativas no total, além de noções de classe argumentativa e escala argumentativa em cada um dos artigos. A parte destinada às sugestões de atividades consta de um plano de ação para a realização de sete oficinas com exercícios objetivos e discursivos, baseados nas noções estudadas e nos textos analisados. Concluímos que é papel da escola capacitar o aluno para uma leitura mais consciente das intenções de quem produz o texto, por meio de uma leitura crítico- reflexivo, para que possa compreender, analisar e interpretar estratégias argumentativas das quais se valeu o articulista para orientar o argumento dele. Esperamos contribuir com a melhoria do trabalho dos professores quanto ao ensino da leitura crítico-reflexiva, partindo de conjunções e palavras denotativas, como operadores argumentativos responsáveis pelos efeitos de sentido e pelo direcionamento dos argumentos nos textos. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1824 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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