Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1825
Título: A toponímia no Ensino Fundamental : um estudo sobre os nomes dos logradouros de Alvação, distrito de Coração de Jesus - MG
Autor(es): Mota, Raquel Ribeiro Guimarães
Orientador(ra): Coelho, Maria do Socorro Vieira
Membro(s) Banca: Carvalho, Ana Paula Alves Mendes de
Cristianini, Adriana Cristina
Palavras-chave: Onomástica;Toponímia;Ensino de Português;Distrito de Alvação – Município de Coração de Jesus (MG);Práticas de ensino
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Letras
Data do documento: 13-Jul-2021
Resumo: O objeto de estudo desta dissertação é o léxico onomástico-toponímico, os topônimos dos logradouros rurais do distrito de Alvação, município de Coração de Jesus, Minas Gerais. Com base nos documentos orientadores da educação de Minas Gerais, esta pesquisa objetivou atrelar as habilidades e competências previstas para o ensino do português para o 6º ano ao ensino e registro toponímico dos nomes dos logradouros rurais de Coração de Jesus. A investigação norteou-se pelo arcabouço teórico sobre Léxico, especificamente, o viés onomástico toponímico, léxico e ensino e alfabetização e retextualização. A metodologia utilizada incluiu a revisão bibliográfica, a documental, a pesquisa de campo, a qualitativa, a pesquisa-ação educacional (quanto aos procedimentos técnicos) e a descritivo-explicativa (no que tange ao tipo). A pesquisa desenvolveu-se em duas etapas, a da diagnose e a da proposta de práticas de ensino. Na etapa diagnóstica, foram aplicadas atividades que objetivavam detectar os conhecimentos dos alunos sobre a toponímia local, e avaliar sua produção escrita. O resultado dos dados dessa fase revelou que os discentes desconheciam a toponímia local, e que alguns problemas relativos à escrita oriundos do período da alfabetização não haviam ainda sido consolidados, sendo o mais recorrente deles o uso de letras maiúsculas e minúsculas em total dessintonia com as normas ortográficas padrão da língua portuguesa do Brasil. Em função disso, elaborou-se uma proposta de Práticas de Ensino que abordasse algumas competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular, como o “[...] conhecimento; pensamento científico, crítico e criatividade; repertório cultural; responsabilidade e cidadania”. A proposta de Práticas contemplou, também, o ensino dos conhecimentos toponímicos associados ao dos ortográficos, especificamente, o das normas de uso de maiúsculas e minúsculas. Os resultados da investigação apontaram que é possível cumprir a proposta curricular, produzir conhecimentos ainda não publicados, e, portanto, inéditos, e em consonância com os documentos oficiais da educação brasileira e mineira, e desenvolver um trabalho pluridisciplinar, plausível porquanto o ensino do léxico onomástico-toponímico admite a interação com outras disciplinas que não a de Língua Portuguesa. A investigação evidenciou a importância da participação do alunado na construção de sua aprendizagem, e reafirmou que é função do professor, intermediar e orientar não apenas o ensino dos conteúdos determinados no currículo para o ano escolar em andamento, mas também aqueles de etapas anteriores, mas ainda não consolidados, procedimento que evitaria a perpetuação de erros.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1825
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mota, Raquel Ribeiro Guimarães_A toponímia no ensino fundamental_2021.pdf18,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.