Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1930
Título: Movimentos pendulares de estudantes de nível superior na região geográfica imediata de Montes Claros (Minas Gerais/Brasil)
Autor(es): Rocha, Vanessa Tamiris Rodrigues
Orientador(ra): Bortolo, Carlos Alexandre de
Pereira, Luiz Andrei Gonçalves
Membro(s) Banca: Alves, Rahyan de Carvalho
Silva, Paulo Fernando Jurado da
Palavras-chave: Movimentos pendulares;Estudantes;Montes Claros (MG) - Região geográfica imediata
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: Fev-2025
Resumo: O movimento pendular caracteriza-se pela locomoção de uma população entre dois ou mais municípios buscando determinados bens e serviços. Este se caracteriza como uma categoria específica de mobilidade populacional que vem se destacando nos estudos urbanos e interurbanos. Buscando compreender os movimentos pendulares, este trabalho visa analisar os movimentos pendulares de estudantes de nível superior na Região Geográfica Imediata de Montes Claros, principalmente em direção à Montes Claros. Para tanto, utilizou-se como metodologia: revisão bibliográfica; coleta de dados secundários do Censo da Educação Superior, de 2022, do Censo Demográfico do IBGE, de 2010, e da Relação Anual de Informações Sociais, de 2021; tabulação dos resultados e, estimativas do Quociente Locacional e do Índice de Eficácia da Pendularidade. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir para um planejamento educacional mais amplo e eficaz nos municípios da Região Geográfica Imediata de Montes Claros, principalmente naqueles onde há maior déficit de instituições e cursos de ensino superior. Considera-se que, os estudantes universitários pendulares da região são em maior expressão jovens de 20 a 24 anos, do sexo feminino, cor/parda, matriculados principalmente em instituições particulares. Ademais, o município de Montes Claros consiste se no principal destino dos estudantes da região. Pois, de acordo com a estimativa do QL, este destaca-se como o mais especializado no setor educacional, com um QL de 1,270, ou seja, dispõe de uma concentração significativa de trabalhadores no setor de ensino; e, relacionado a classificação do IE, este é o único que se enquadra como área de absorção pendular, no maior nível (forte) (0,84).
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1930
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rocha, Vanessa Tamiris Rodrigues_Movimentos pendulares de estudantes de nível superior__2025.pdf9,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.