Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/2011
Título: Validade e confiabilidade de um instrumento de avaliação do conhecimento de médicos generalistas sobre transplante de fígado
Autor(es): Quadros Júnior, Walfredo Gonçalves de
Orientador(ra): Caldeira, Antônio Prates
Membro(s) Banca: Veloso, Luiz Fernando
Lima, Agnaldo Soares
Pinho, Lucinéia de
Rossi-Barbosa, Luiza Augusta Rosa
Palavras-chave: Transplante de fígado;Cirrose hepática;Estudos de validação;Atenção Primária à Saúde;Educação médica
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: O transplante de fígado é a única modalidade terapêutica que possibilita a cura da cirrose e suas complicações. A cirrose hepática é o estágio terminal de muitas doenças hepáticas crônicas. Apresenta relevância clínica e social devido a sua alta prevalência e incidência mundial. A maioria dos pacientes cirróticos apresenta seu primeiro contato com o sistema de saúde na atenção primária e/ou na rede de urgência. Portanto, o cuidado com esse paciente a partir desse primeiro contato é de grande importância. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e aferir a validade e confiabilidade de um instrumento para avaliação do conhecimento de médicos generalistas sobre transplante de fígado. Foram seguidas as seguintes etapas: 1) identificação da literatura fonte atualizada sobre o tema; 2) elaboração dos itens do questionário pelos pesquisadores, baseada na literatura fonte; 3) validação da face e de conteúdo; 4) aplicação do instrumento para validação de construto (teste de hipóteses); 5) análise de consistência interna e 6) avaliação de estabilidade temporal ou teste-reteste. Participaram do processo de validação 203 médicos generalistas ou especialistas em medicina de família e comunidade e 10 gastroenterologistas. O instrumento elaborado contou em sua versão final com 47 itens, apresentando um alfa de Cronbach de 0,936. O teste de hipóteses mostrou que o instrumento é capaz de discriminar adequadamente profissionais com maior e menor conhecimento e o teste-reteste registrou uma concordância superior a 60% para a maioria dos itens. A avaliação de desempenho dos médicos generalistas nos resultados do questionário mostrou que a maioria alcançou escores abaixo da média. Este estudo concluiu adequadamente a elaboração do instrumento para avaliar o conhecimento de médicos generalistas sobre transplante de fígado, que apresenta boa consistência interna e boa reprodutibilidade. Foi possível identificar importantes lacunas de conhecimento entre profissionais participantes do estudo. O instrumento final deve ser considerado como uma ferramenta valiosa na identificação das lacunas de conhecimento de generalistas sobre transplante de fígado, podendo servir de base na elaboração de estratégias formativas e educativas desses médicos em diferentes regiões.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/2011
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.