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dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
dc.contributor.authorCosta, Adriana Lélis Santos-
dc.date.accessioned2021-10-26T16:13:25Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/415-
dc.description.abstractThis dissertation was constituted from the problematization of the scarce literacy indexes measured by the National Literacy Indicator (INSTITUTO PAULO MONTENEGRO, 2018) and the empirical perception that a significant part of the students of Elementary School II have difficulties and lack of interest in writing, especially the argumentative. At first, we asked the following question: What would be the learning advances provided by the realization of a Literacy Project in a class of 9th grade A focused on the development of argumentative writing that fosters the citizen's practice of the claim? In view of this questioning, the objective was to make it possible for a group of students in the 9th grade A of Elementary School II at the Professor Alcides de Carvalho State School (Polivalente) to develop the ability of argumentative writing production, through the citizen practice of claiming. In this sense, the hypothesis that it is necessary to elaborate and execute a set of literacy activities, which involves the use of the writing of trades, e-mail, flyer and invitations for the wide circulation of texts inside and outside the school, was accepted. making text production as a significant social practice. It is essential to emphasize that, it was resorted to the development of a Literacy Project according to Kleiman (2000). As a methodological strategy, qualitative research and the action research method were chosen. The work was carried out in three stages, namely: 1. Diagnosis, when the low competence of the students regarding writing and the ability to claim from authorities the response to a demand was found; 2. Interventive, in which, starting from the results of the previous stage, activities were carried out focused on developing criticality in students and their materialization in writing; and 3. Analytical, in which it was examined whether the didactic-pedagogical strategies adopted were able to expand the written competence of the participants in this study. The interventionist stage was based on assumptions of Textual Linguistics: Antunes (2003; 2017), Bronckart (2012), Kleiman (2000; 2009; 2010; 2016), Ruiz (2018) and took place in four sequenced activity modules, through different textual/discursive genres. Taking into account the results achieved, it was found that planning, writing and collaborative/oriented rewriting, starting from themes of the real context, through textual-interactive correction via online guidance messages, favored the development of argumentative writing skills and citizen education of students involved in the research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProjeto de Letramentopt_BR
dc.subjectFormação Cidadãpt_BR
dc.subjectEscrita argumentativapt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.titleA Prática cidadã de reivindicação: uma proposta de escrita argumentativa no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação se constituiu a partir da problematização dos parcos índices de letramento aferidos pelo Indicador Nacional de Alfabetismo (INSTITUTO PAULO MONTENEGRO, 2018) e da percepção empírica de que parte significativa dos alunos do Ensino Fundamental II tem dificuldades e desinteresse pela escrita, sobretudo a argumentativa. A princípio, fizemos a seguinte indagação: Quais seriam os avanços de aprendizagem proporcionados pela realização de um Projeto de Letramento em uma turma do 9º ano A com foco no desenvolvimento da escrita argumentativa que fomenta a prática cidadã da reivindicação? Diante desse questionamento, objetivou-se oportunizar a uma turma de alunos do 9º ano A do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Professor Alcides de Carvalho (Polivalente) o desenvolvimento da habilidade de produção escrita argumentativa, por meio da prática cidadã de reivindicação. Nesse sentido, acolheu-se a hipótese de que é preciso elaborar e executar um conjunto de atividades de letramento, que envolve a utilização da escrita de ofícios, e-mail, flyer e convites para a circulação ampla dos textos dentro e fora da escola, efetivando a produção de texto como prática social significativa. É primordial ressaltar que, recorreu-se ao desenvolvimento de um Projeto de Letramento consoante Kleiman (2000). Como estratégia metodológica elegeu-se a pesquisa qualitativa e o método pesquisa-ação. O trabalho foi realizado em três etapas, a saber: 1. Diagnóstica, quando se constatou a baixa competência dos discentes quanto à escrita e à capacidade de reivindicar de autoridades a resposta a uma demanda; 2. Interventiva, na qual, partindo dos resultados da etapa anterior, foram empreendidas atividades focadas em desenvolver nos alunos a criticidade e a sua materialização na escrita; e 3. Analítica, em que se examinou se as estratégias didáticopedagógicas adotadas foram capazes de ampliar a competência escrita dos participantes deste estudo. A etapa interventiva fundamentou-se em pressupostos da Linguística Textual: Antunes (2003; 2017), Bronckart (2012), Kleiman (2000; 2009; 2010; 2016), Ruiz (2018) e se concretizou em quatro módulos de atividades sequenciadas, por meio de diversos gêneros textuais/discursivos. Levando-se em consideração os resultados alcançados, verificou-se que o planejamento, a escrita e a reescrita colaborativa/orientada, partindo de temas do contexto real, por meio da correção textual-interativa via mensagens orientadoras on-line, favoreceram o desenvolvimento da habilidade escrita argumentativa e a formação cidadã dos estudantes envolvidos na pesquisa.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-27T16:13:25Z-
dc.contributor.refereeRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
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