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Título: Estratégias metodológicas para o ensino sistemático de ortografia no ensino fundamental sob uma perspectiva construtivista
Autor(es): Santos, Marinalva Cardoso dos
Orientador(ra): Mota, Maria Alice
Membro(s) Banca: Mota, Maria Alice
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de ortografia;Teoria construtivista;Práticas de ensino
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 24-Mai-2021
Resumo: O ensino da ortografia na Educação Básica continua sendo um grande desafio para os professores de Língua Portuguesa, por se tratar de uma das principais dificuldades de aprendizagem dos alunos em sala de aula. Embora seja grande o número de estudos que versam sobre esse tema no âmbito educacional, percebemos que, na prática, o panorama do ensino de ortografia não mudou muito. Permanece, em grande medida, voltado para uma perspectiva mecanicista. Preocupações e queixas sobre a aprendizagem desse conteúdo são frequentes entre nós, professores de Língua Portuguesa, e foi o que nos motivou na escolha desse tema como objeto de estudo. Assim, tendo em vista as dificuldades ortográficas verificadas nos textos escritos pelos alunos do 6.º ano da Escola Municipal de São Camilo, tomamos como objetivo geral da pesquisa criar estratégias metodológicas que promovam a reflexão sobre as regras ortográficas, suas regularidades e irregularidades, para que os educandos sejam capazes de compreendê-las, visando sanar ou, pelo menos, minimizar as dificuldades encontradas. E como objetivos específicos: i) Estudar, durante todo o desenvolvimento da pesquisa, o tema ortografia, considerando as dificuldades de aprendizagem do sistema ortográfico e as teorias que contribuem para a organização de estratégias que busquem sanar essas dificuldades. ii) Diagnosticar dificuldades ortográficas apresentadas pelos alunos pesquisados. iii) Categorizar as dificuldades ortográficas encontradas de acordo com as teorias propostas sobre o tema. iv) Elaborar uma proposta de intervenção pedagógica cujas estratégias metodológicas atendam à perspectiva da teoria construtivista de aquisição de linguagem. Para isso, formulamos o nosso problema científico: uma intervenção pedagógica com estratégias pensadas e bem planejadas, calcadas na perspectiva do processo construtivista de aquisição de linguagem poderá surtir melhores resultados no ensino da ortografia no Ensino Fundamental? Partimos da hipótese de que atividades pedagógicas, com estratégias embasadas pelos pressupostos da teoria construtivista de aquisição de linguagem, poderão contribuir para o ensino e a aprendizagem da ortografia no Ensino Fundamental. Este nosso estudo se justifica e é importante porque sugere contribuições tanto para melhorar a escrita dos nossos alunos, como também paraproporcionar estratégias metodológicas embasadas na teoria construtivista, a fim de favorecer o ensino e o aprendizado da ortografia nas escolas. Para alcançar o nosso objetivo, buscamos embasamento teórico nos autores: Morais (2007, 2011), Cagliari (2005), Cool (2004), Ferreiro e Teberosky (1999), Zorzi (2003), Azenha (1995), entre outros. Quanto à metodologia, lançamos mão dos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada (metodológicos/didáticos) e da Etnografia Educacional. A pesquisa que propusemos tem natureza predominantemente qualitativa e se desenvolveu em duas etapas principais, a saber: a etapa investigativo-diagnóstica e a etapa investigativo-interventiva. A análise diagnóstica demonstrou a existência de dificuldades ortográficas anteriormente observadas empiricamente. Assim, elaboramos uma proposta de intervenção que possibilita ao aluno refletir sobre as regras ortográficas, suas regularidades e irregularidades, levando-os a compreendê-las de maneira lúdica.
Descrição: The teaching of spelling in Basic Education remains a major challenge for teachers of Portuguese, as it is one of the main learning difficulties of students in the classroom. Although there are a large number of studies dealing with this topic in the educational field, we realize that, in practice, the panorama of teaching spelling has not changed much. It remains largely focused on a mechanistic perspective. Concerns and complaints about learning this content are frequent among us, teachers of Portuguese, and it was what motivated us in choosing this theme as an object of study. Thus, in view of the orthographic difficulties verified in the texts written by the students of the 6th year of the Municipal School of São Camilo, we took as a general objective of the research to create methodological strategies that promote the reflection on the orthographic rules, their regularities and irregularities, for that students are able to understand them, aiming to remedy or, at least, minimize the difficulties encountered. And as specific objectives: i) To study, throughout the development of the research, the spelling theme, considering the learning difficulties of the orthographic system and the theories that contribute to the organization of strategies that seek to remedy these difficulties. ii) Diagnose spelling difficulties presented by the researched students. iii) Categorize the orthographic difficulties encountered according to the theories proposed on the topic. iv) Elaborate a proposal for pedagogical intervention whose methodological strategies meet the perspective of the constructivist theory of language acquisition. For this, we formulate our scientific problem: could a pedagogical intervention with thoughtful and well-planned strategies, based on the perspective of the constructivist process of language acquisition, be able to produce better results in the teaching of spelling in elementary school? We start from the hypothesis that pedagogical activities, with strategies based on the assumptions of the constructivist theory of language acquisition, may contribute to the teaching and learning of spelling in elementary school. This study of ours is justified and is important because it suggests contributions both to improve the writing of our students, as well as to provide methodological strategies based on constructivist theory, in order to favor the teaching and learning of spelling in schools. To achieve our goal, we seek theoretical support from the authors: Morais (2007, 2011), Cagliari (2005), Cool (2004), Ferreiro and Teberosky (1999), Zorzi (2003), Azenha (1995), among others. As for the methodology, we used the theoretical-methodological assumptions of Applied Linguistics (methodological / didactic) and Educational Ethnography. The research that we proposed has a predominantly qualitative nature and was developed in two main stages, namely: the investigativediagnostic stage and the investigative-interventional stage. The diagnostic analysis demonstrated the existence of orthographic difficulties previously observed empirically. Thus, we developed an intervention proposal that allows the student to reflect on the orthographic rules, their regularities and irregularities, leading them to understand them in a playful way.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/416
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