Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/417
Título: | A literatura de Cordel como instrumento mediador na formação de leitores proficientes |
Autor(es): | Morais, Patrícia Rodrigues de |
Orientador(ra): | Mota, Maria Alice |
Membro(s) Banca: | Mota, Maria Alice |
Palavras-chave: | Leitura literária;Proficiência em leitura;Literatura de Cordel;Formação do leitor |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 19-Mai-2021 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, que se intitula A Literatura de Cordel como instrumento mediador na formação de leitores proficientes. Apresentou-se como proposta a elaboração de um plano de intervenção pedagógica para o ensino de leitura literária, buscando ressignificá-la, a partir das contribuições do Cordel, o hábito de ler, criar e recriar textos com desenvoltura, sequência lógica e coesão. Partiu-se da hipótese de que um trabalho interventivo com atividades direcionadas com o gênero Cordel utilizando estratégias metodológicas apropriadas poderá constituir-se não só como um eficiente e importante mediador para minimizar as dificuldades leitoras dos alunos, como também um instrumento motivador para a leitura, uma vez que esse tipo de literatura é rico em seus aspectos linguísticos e culturais e proporcionará ao aluno desenvolver habilidades tanto de leitura (foco da pesquisa) quanto de escrita. Em razão disso, fez-se a opção pelo trabalho com a Literatura de Cordel na sala de aula como alvo da nossa abordagem, haja vista a possibilidade de discussão sobre o processo de construção dos saberes, além de propiciar o prazer estético, a fruição e, consequentemente, o desenvolvimento da autonomia leitora em um processo contínuo. Almejou-se como objetivo geral estabelecer uma proposta de intervenção pedagógica usando a Literatura de Cordel como instrumento mediador para motivar, despertar o interesse, o gosto pela leitura de alunos do 6.º ano B do Ensino Fundamental da Escola Estadual Argemiro Antônio do Prado, situada na cidade de Buritis (MG). Para a realização desta pesquisa, lançou-se mão de pressupostos teóricos, entre eles, a abordagem da leitura literária no Ensino Fundamental: Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil (2018); da literatura como fonte de humanização: Antunes (2009), Candido (1995; 2002), Cosson (2009; 2014) e Jouve (2012); da contribuição da leitura literária na formação de leitores: Solé (1998); no tocante à Literatura de Cordel, dos estudos de Abreu (1999), Sobrinho (1982) e Pinheiro (2007); referenciando os gêneros digitais abordaramse os estudos de Burke (2015) e Coscarelli (1999) e com relação à ludicidade, abordou-se Vygotsky (1991) e Porto (2009). Metodologicamente, utilizaram-se os pressupostos teóricometodológicos da Linguística Aplicada e da pesquisa etnográfica (Moita Lopes, 1996), da pesquisa-ação (Garcez e Schulz, 2015), com uma análise de cunho predominantemente qualitativo. A proposta metodológica consta de duas etapas principais, a saber: a etapa investigativo-diagnóstica e a etapa investigativo-interventiva. Apresentou-se uma análise comparativa dos resultados da primeira etapa a fim de diagnosticar as dificuldades observadas em relação à leitura e posteriormente, elaboraram-se propostas de um plano de intervenção que visou sanar ou minimizar as carências encontradas na habilidade leitora. Através da revisão bibliográfica, levantaram-se propostas que contribuíram para mostrar a importância de que a Literatura de Cordel pode desempenhar na formação do leitor literário, visando à validação da proposta construída. Deste modo, o estudo trouxe considerações significativas ao constatar, durante a etapa diagnóstica, a necessidade de um maior contato de nossos alunos com a leitura. As atividades do Plano de Ação possibilitam estratégias variadas com vistas à habilidade leitora dos alunos. Sendo assim, verificamos que o estudo é relevante, uma vez que traz ações pertinentes e inovadoras para o fortalecimento do processo de letramento e o alcance de bons resultados. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/417 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação final - Patricia.pdf | 6,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.