Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães-
dc.contributor.authorSousa, Ângela Maria de Aguiar-
dc.date.accessioned2021-10-26T17:53:42Z-
dc.date.issued2021-04-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/419-
dc.description.abstractThis research carried out with the general objective of presenting a proposal for intervention in reading, for students of EJA, from the social practices, in which they interact through language and which aims to answer what theoretical perspectives and strategies can enrich the reading classes in the sense to make them more attractive and contribute to the improvement of students' reading skills. It hypothesized the idea that there are several strategies that can enrich the classes, making them pleasant, dynamic, providing greater student involvement and the development of their reading competence. And as specific objectives: (i) to explore legal aspects, knowledge and contents that are necessary for to know the specificities and for the development and improvement of the actions to be performed with young people and adults; (ii) present a diagnostic proposal to raise the expectations of EJA students; (iii) plan and disseminate the Chronicle Reading Project in the Municipal Education Network. The investigation is justified by the intention of contributing with suggestions for activities that involve reading for young people, adults and the elderly, so that they develop the ability to relate to texts that circulate socially, with day-to-day themes, and find themselves in the themes that will be addressed in the chronicles worked on, since they are subjects that are similar to their experiences, thus linking language and reality. The method is bibliographic, the methodology qualitative and suggests the development of an action research. As a theoretical contributions, studies of Bakhtin (2010), Candido (1989), Coutinho (1967, 1988), Freire (1977/1986/1987/2002), Kleiman (2002), Marcuschi (2009), Orlandi (2015) were essential, as well as Sá (1999), Solé (1998), among others. The final product is the pedagogical notebook entitled “Redefining reading in Portuguese Language classes, in EJA classes, based on the chronic textual genre”, which presents the reading strategies and fulfills the purpose of being a multiplier element of this research in the schools of the municipal network of the city of CaetitéBahia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCompetência leitorapt_BR
dc.titleO despertar de leitores: estratégias e perspectivas para a leitura significativa na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoPesquisa realizada com o objetivo geral de apresentar uma proposta de intervenção em leitura, para os alunos da EJA, a partir das práticas sociais, nas quais eles interagem por meio da linguagem e responder quais perspectivas teóricas e estratégias podem enriquecer as aulas de leitura no sentido de torná-las mais atrativas e concorrerem para a melhoria da competência leitora dos alunos. Teve como hipótese a ideia de que há várias estratégias que podem enriquecer as aulas, tornando-as prazerosas, dinâmicas, proporcionando o maior envolvimento dos alunos e o desenvolvimento da competência leitora deles. E, como objetivos específicos: (i) explorar aspectos legais, saberes e conteúdos que são necessários ao conhecimento das especificidades e ao desenvolvimento e aprimoramento das ações a serem desempenhadas com os jovens e adultos; (ii) apresentar uma proposta de diagnóstico para levantamento de expectativas dos educandos da EJA; (iii) planejar e divulgar Projeto de Leitura de Crônicas na Rede Municipal de Ensino. A investigação justifica-se pela intenção de contribuir com sugestões de atividades que envolvam leitura para jovens, adultos e idosos, para que desenvolvam a capacidade de se relacionarem com textos que circulam socialmente, com temas do dia a dia, e se encontrem nas temáticas que serão abordadas nas crônicas trabalhadas, uma vez que são assuntos que se assemelham com suas vivências, vinculando assim, linguagem e realidade. O método é bibliográfico, a metodologia qualitativa e sugere o desenvolvimento de uma pesquisa-ação. Como aporte teórico foram fundamentais os estudos de Bakhtin (2010), Candido (1989), Coutinho (1967, 1988), Freire (1977/1986/1987/2002), Kleiman (2002), Marcuschi (2009), Orlandi (2015), Sá (1999), Solé (1998), entre outros. O resultado é o caderno pedagógico intitulado “Ressignificando a leitura nas aulas de Língua Portuguesa, em turmas da EJA, a partir do gênero textual crônica”, que apresenta as estratégias de leitura e cumpre o propósito de ser um elemento multiplicador desta pesquisa nas escolas da rede municipal da cidade de Caetité-Bahia.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-27T17:53:42Z-
dc.contributor.refereeCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final Ângela.pdf12,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.