Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/419
Título: | O despertar de leitores: estratégias e perspectivas para a leitura significativa na educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Sousa, Ângela Maria de Aguiar |
Orientador(ra): | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães |
Membro(s) Banca: | Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos;Leitura;Competência leitora |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 19-Abr-2021 |
Resumo: | Pesquisa realizada com o objetivo geral de apresentar uma proposta de intervenção em leitura, para os alunos da EJA, a partir das práticas sociais, nas quais eles interagem por meio da linguagem e responder quais perspectivas teóricas e estratégias podem enriquecer as aulas de leitura no sentido de torná-las mais atrativas e concorrerem para a melhoria da competência leitora dos alunos. Teve como hipótese a ideia de que há várias estratégias que podem enriquecer as aulas, tornando-as prazerosas, dinâmicas, proporcionando o maior envolvimento dos alunos e o desenvolvimento da competência leitora deles. E, como objetivos específicos: (i) explorar aspectos legais, saberes e conteúdos que são necessários ao conhecimento das especificidades e ao desenvolvimento e aprimoramento das ações a serem desempenhadas com os jovens e adultos; (ii) apresentar uma proposta de diagnóstico para levantamento de expectativas dos educandos da EJA; (iii) planejar e divulgar Projeto de Leitura de Crônicas na Rede Municipal de Ensino. A investigação justifica-se pela intenção de contribuir com sugestões de atividades que envolvam leitura para jovens, adultos e idosos, para que desenvolvam a capacidade de se relacionarem com textos que circulam socialmente, com temas do dia a dia, e se encontrem nas temáticas que serão abordadas nas crônicas trabalhadas, uma vez que são assuntos que se assemelham com suas vivências, vinculando assim, linguagem e realidade. O método é bibliográfico, a metodologia qualitativa e sugere o desenvolvimento de uma pesquisa-ação. Como aporte teórico foram fundamentais os estudos de Bakhtin (2010), Candido (1989), Coutinho (1967, 1988), Freire (1977/1986/1987/2002), Kleiman (2002), Marcuschi (2009), Orlandi (2015), Sá (1999), Solé (1998), entre outros. O resultado é o caderno pedagógico intitulado “Ressignificando a leitura nas aulas de Língua Portuguesa, em turmas da EJA, a partir do gênero textual crônica”, que apresenta as estratégias de leitura e cumpre o propósito de ser um elemento multiplicador desta pesquisa nas escolas da rede municipal da cidade de Caetité-Bahia. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/419 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação final Ângela.pdf | 12,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.