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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPenido, Luiz Henrique Carvalho-
dc.contributor.authorAguiar, Maria Simara de-
dc.date.accessioned2021-10-26T19:58:18Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/424-
dc.description.abstractLiterature and History have always remained very close. Although each one clearly demarcates its field of action, they are interdependent, that is, you can't talk about literature without taking into account the historical moment when a particular work was produced, as well as the time and lifestyle that this work representes. With history is no different, because constant dialogues are done with the literature. This research intends to start from the novel Leocádia, of Elísio Cardoso Guimarães, a book that is indeed the registration of an oral narrative, rescued from the memory of the ancients guanambienses, that portrays the customs of society at the end of the century XIX, in which large landowners were more than bosses of their poor households and ex-slaves: they were their “owners” and their “masters”-. In this atmosphere of power, where the law of the strongest prevailed, began to form the hamlet Beija-flor, currently Guanambi town. That way, we intend to start from what, in some way, is already part of the experiences of these students and show them that literature is alive and is present in people's daily lives. So, from that historical novel, we intend to awaken the taste / pleasure for reading, to then present other books for reading, for the purpose of provide opportunities and provide literary literacy. For this purpose, the research adopted as a theoretical basis studies about reading, literacy and literature in Antoine Compagnon (1999) Antonio Candido (2012), Marisa Lajolo (1993), Regina Zilberman (2008) and Rildo Cosson (2007). The support about history, memory and forgetfulness is ruled in Jacques Le Goff (1990), Paul Ricoeur (2007) and Yves Reuter (1996), while the emergence and importance of the historical novel rest in György Lukács (2011)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteratura e históriapt_BR
dc.subjectResgate da memóriapt_BR
dc.subjectLeitura por prazerpt_BR
dc.titleO conhecimento da história local como recurso para o letramento literário: Leocádia – história de uma menina, retrato de uma épocapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoA literatura e a história sempre se mantiveram bastante próximas. Apesar de cada uma demarcar bem o seu campo de atuação, elas são interdependentes, ou seja, não dá para se falar em literatura sem levar em consideração o momento histórico em que determinada obra foi produzida, como também a época e o estilo de vida que ela representa. Com a história não é diferente, pois são feitos diálogos constantes com a literatura. O presente trabalho pretende partir do romance Leocádia, de Elísio Cardoso Guimarães, uma obra que é, na verdade, o registro de uma narrativa oral, resgatada da memória dos antigos guanambienses, a qual retrata os costumes da sociedade do final do século XIX, período em que os grandes latifundiários eram mais que patrões de seus pobres agregados e ex-escravos: eles eram seus “donos” e seus “senhores”. Nessa atmosfera de poder, na qual prevalecia a lei do mais forte, começou a se formar a vila Beija-flor, atualmente município de Guanambi-BA. Dessa forma, pretendemos partir do que, de algum modo, já é parte das vivências dos estudantes locais a fim de mostrarlhes que a literatura é viva e está presente no cotidiano das pessoas. Então, a partir desse romance histórico, pretendemos despertar o gosto/prazer pela leitura para, em seguida, apresentar outras obras para leitura, com o intuito de oportunizar/proporcionar o letramento literário. Com esse propósito, a pesquisa adotou, como embasamento, estudos acerca de leitura, letramento e literatura de teóricos como Antoine Compagnon (1999), Antonio Candido (2012), Marisa Lajolo (1993), Regina Zilberman (2008) e Rildo Cosson (2007). A fundamentação sobre história, memória e esquecimento está pautada nos estudos de Jacques Le Goff (1990), Paul Ricoeur (2007) e Yves Reuter (1996), já a discussão sobre o surgimento e a importância do romance histórico apoia-se em György Lukács (2011).pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-27T19:58:18Z-
dc.contributor.refereePenido, Luiz Henrique Carvalho-
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