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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/426
Título: | A gamificação no ensino de leitura: desafios e contribuições |
Autor(es): | Alves, Christiane Carneiro |
Orientador(ra): | Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo |
Membro(s) Banca: | Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo |
Palavras-chave: | Leitura.;Ensino;Games;Gamificação |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Linguistica |
Data do documento: | 30-Jun-2021 |
Resumo: | A cultura digital vem ganhando espaço na sociedade e na vida dos indivíduos, demonstrando a pertinência de processos educacionais se apropriarem de elementos desse universo. Nesse sentido, considerando a importância primordial da leitura, assim como as dificuldades enfrentadas pela escola para motivar os estudantes do Ensino Fundamental a lerem, esta pesquisa aborda a gamificação em processos educacionais, considerando as contribuições e os desafios que ela pode oferecer para atividades de leitura na escola. Para tanto, partimos da hipótese de que a gamificação apresenta contribuições para o ensino de leitura, no entanto, acreditamos também que sua utilização suscite alguns desafios. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou delinear as contribuições e os desafios que a gamificação como metodologia promove em atividades de leitura escolar, considerando um levantamento realizado em dissertações e teses defendidas de 2010 a 2020. Em complemento, os objetivos específicos visaram: i) discutir a relevância social da leitura e problemáticas relacionadas ao seu ensino escolar; ii) apontar princípios da gamificação, analisando quais são as contribuições e os desafios do uso dessa metodologia no ensino de leitura segundo pesquisas acadêmicas dos últimos dez anos; iii) planejar atividades de leitura gamificada para virem a compor uma pesquisa-ação. Adotamos como procedimento metodológico a pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvidas por meio de uma abordagem qualitativa. O referencial teórico da pesquisa fundamentou-se, principalmente, nas concepções de leitura e de compreensão textual de Solé (1998) e Antunes (2003), assim como nas noções de Alves (2015) e Fardo (2013a) sobre games e gamificação. Os resultados indicam que, embora o uso da gamificação demande o conhecimento e a apropriação dos elementos dos jogos utilizados para gamificar, o que é desafiador para muitos professores, aplicar essa metodologia em atividades de leitura na escola promove a motivação, a interação e o engajamento, contribuindo para a melhoria da compreensão leitora dos estudantes e, por extensão, proporcionando um processo ensinoaprendizagem mais eficiente |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/426 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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