Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
dc.contributor.authorSilva, Daiane Gomes da-
dc.date.accessioned2021-10-27T15:23:00Z-
dc.date.issued2020-06-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/431-
dc.description.abstractThe need to come up with and carry out a pedagogical intervention project has been observed with the aim of reducing students' deficiencies in the comprehensive reading process. This has been done through empirical observation and analysis of student results in reading activities and systemic assessments of text comprehension. This assignment has been based on the following question: Taking into consideration the sociodiscursive interactionism as well as the reading strategies of textual genres in the real context of the student's experience, has the teaching of how to read provided the effective involvement and the development of reading skills that are essential to the formation of a literate individual? In order to answer the question presented above, our general objective has been to highlight the use of strategies in the practice of reading and understanding textual genres. The use of such strategies has been considered as a means of improving the reading proficiency necessary for literacies. Specific objectives have also defined at the theoretical, practical and methodological levels. The theoretical basis has been, among others, on the thoughts of Bakhtin (2003), Marcuschi (2008, 2010, 2011), Bronckart (2012), Koch and Elias (2017), Solé (1998), Soares (2003), Kleiman ( 1995, 1997, 2002), Rojo (2004). The action research method of qualitative design has been used to perform this assignment. Students from the same class who had been in school for eight years and enrolled in March 2019, (Municipal School Rozenda Zane Moraes de Montes Claros / MG) have been invited to participate in the research. Observed data has been collected through a questionnaire and reading test. Such data has been described and analyzed in view of the research objectives. The analyzed results have made it possible to declare that the use of reading strategies has promoted a significant advancement in students' knowledge. Such knowledge is related to the genres that were analyzed and also to the behavior that an active reader must have towards linguistic material to understand it and, thus, develop literacies.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.titleLetramentos: utilização de estratégias de leitura de gêneros textuais numa perspectiva interacionista para o desenvolvimento da proficiência leitora de uma amostra de alunos do ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoA partir da observação empírica e análises dos resultados dos alunos nas atividades de leitura e avaliações sistêmicas de compreensão de textos, detectamos a necessidade de elaborar e executar um projeto pedagógico de intervenção com intuito de sanar ou diminuir as deficiências dos alunos no processo de leitura compreensiva. Nossa pergunta de trabalho foi: o ensino da leitura, na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (ISD), por meio de estratégias de leitura de gêneros textuais em circulação no contexto real de vivência do aluno, proporciona o envolvimento efetivo e o desenvolvimento de habilidades de leitura necessárias à formação de um sujeito letrado? Para responder ao questionamento apresentado, nosso objetivo geral foi o de evidenciar a utilização de estratégias na prática de leitura e compreensão de gêneros textuais como meio de melhoria da proficiência leitora necessária aos letramentos. Foram também definidos os objetivos específicos nos planos teórico, prático e metodológico. A ancoragem teórica foi, entre outros, nos postulados de Bakhtin (2003), Marcuschi (2008, 2010, 2011), Bronckart (2012), Koch e Elias (2017), Solé (1998), Soares (2003), Kleiman (1995, 1997, 2002), Rojo (2004). Utilizamos o método da pesquisa-ação de delineamento qualitativo. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de 8.º do Ensino Fundamental, ingressantes em março de 2019, na Escola Municipal Rozenda Zane Moraes de Montes Claros/MG. Os dados do diagnóstico foram coletados por meio de questionário e teste de leitura, foram descritos e analisados tendo em vista os objetivos de pesquisa. Os resultados obtidos com o trabalho realizado possibilitaram-nos afirmar que a utilização das estratégias de leitura favoreceram avanço significativo no que concerne ao conhecimento dos alunos acerca dos gêneros trabalhados e, sobretudo, ao comportamento que um leitor ativo deve ter diante do material linguístico para compreendê-lo e, assim, desenvolver os letramentos.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-28T15:23:00Z-
dc.contributor.refereeCarvalho, Maria de Lourdes Guimarães de-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIANE GOMES DA SILVA.pdfLetramentos: utilização de estratégias de leitura de gêneros textuais numa perspectiva interacionista para o desenvolvimento da proficiência leitora de uma amostra de alunos do ensino fundamental II5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.