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Título: Contar, ouvir e escrever: o relato pessoal como estratégia para a motivação e o desenvolvimento da escrita
Autor(es): Amaral, Demilde Martins
Orientador(ra): Mota, Maria Alice
Membro(s) Banca: Mota, Maria Alice
Palavras-chave: Produção escrita;Arte de contar histórias;Fortalecimento de identidade;Relato pessoal
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 20-Jul-2020
Resumo: Cotidianamente, nas aulas de Língua Portuguesa, percebemos um número significativo de alunos desmotivados para desenvolver as atividades propostas de leitura, escrita e reescrita de textos. A presente dissertação de Mestrado, que tem por título: Contar, ouvir e escrever: o relato pessoal como estratégia para a motivação e o desenvolvimento da escrita, nasce da nossa inquietação diante dessa realidade, pois percebemos que a ausência de significado na maioria das situações de produções textuais orais e escritas em ambiente escolar contribui para que os alunos não desenvolvam as habilidades linguísticas, com vistas a uma escrita proficiente. Fato esse que nos tem causado incômodo e preocupação, e que nos fez procurar caminhos científicos a fim de propor uma intervenção pedagógica a qual nos ajudasse a lidar com este que é um dos grandes desafios na prática docente da Língua Portuguesa: despertar a motivação dos alunos com o intuito de que se interessem e percebam o significado da aprendizagem da escrita. Sendo assim, nossa pesquisa tem como objetivo geral apresentar os resultados de uma proposta e aplicação de intervenção pedagógica, trabalhando com o gênero relato pessoal como ampliador da motivação para a escrita dos alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental da E.E. Antônio Job da Cruz em Vila Nova Floresta, Governador Valadares, MG. Partimos da hipótese de que um trabalho interventivo com o gênero relato pessoal, usando estratégias metodológicas apropriadas, poderia constituir-se em um eficiente e importante instrumento de motivação para a produção escrita, pois estudos apontam que a oportunidade de escrever sobre si mesmo tende a gerar um maior envolvimento dos alunos com as atividades; fato que, certamente, ajudaria os estudantes a construírem significados para sua aprendizagem, bem como para o aprimoramento de habilidades de escrita não só dos relatos, mas também de outros gêneros textuais. No desenvolvimento desse estudo, usamos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996), dentre outros; da pesquisa- ação (THIOLLENT, 2011) e da pesquisa etnográfica (GARCEZ e SCHULZ, 2015). Desenvolvemos estudos em torno da motivação e sua influência na produção escrita (RYAN e DECY, 2000) dentre outros pesquisadores. Refletimos sobre os gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008; BAKTHIN, 2016) relacionando-os a outros temas que enriqueceram e fundamentaram nosso trabalho. De sorte que a pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida em duas etapas: a investigativo-diagnóstica, a qual apontou os aspectos mais relevantes na produção inicial do relato pessoal que suscitavam uma maior atenção, conduzindo-nos na elaboração de um plano de ação em busca de interferir positivamente naquela realidade. A segunda fase foi a investigativo- interventiva, em que os embasamentos teórico-metodológicos nos conduziram à adaptação e ao desenvolvimento seguro das ações propostas no referido plano. Permitindo-nos acompanhar através de dados coletados em diagnósticos, assim como em observação, um crescente envolvimento dos participantes da pesquisa nas atividades de escrita e reescrita textual intermediadas por bilhetes motivadores. Em consequência da intervenção, constatamos que aspectos do texto escrito, como sinais de pontuação, paragrafação, uso de expressões referenciais, dentre outros passaram a ser usados com mais autonomia pelos participantes. Em suma, o presente estudo representa uma contribuição científica para a comunidade acadêmica e professores que buscam possibilidades no ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, pois seus resultados apontaram a eficácia do relato pessoal como gênero textual capaz de ampliar a motivação para a produção escrita dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de habilidades escritoras, ao mesmo tempo em que auxiliou no fortalecimento da identidade dos seus autores.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/432
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