Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/434
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mota, Maria Alice | - |
dc.contributor.author | Lima, Aretuza Ladeia | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-27T17:48:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/434 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this work is to present a proposal of pedagogical intervention that uses games as a pedagogical tool to increase the lexicon based on a diagnosis made in a class of 8th year of Elementary School II. Consequently, develop the reading and writing skills, since the lexicon represents a basic component of the language, essential to the internal organization of texts and sociocommunicative activities. Our hypothesis is that the development of activities directed beyond the metalanguage and focused on games may lead these students to be into a process in which the most important is the construction of texts’ meanings enabling the improvement of competences between the reader and the writer. Thus, we intend methodologically to use the action research, using the theoreticalmethodological assumptions of the ethnographic research. The results of the diagnostic activities confirmed that one of the difficulties presented by the students in the written productions concerns the low lexical competence. Through the proposal of intervention with reflective activities provided by the pedagogical games we could verify throughout the process an increase of interest and motivation of the students to carry out the proposed activities. There was a significant improvement in the quality of student participation in the Portuguese language classes, a higher concentration and consequently a greater use of class time. In this way, we also highlight an improvement in the discipline due to the short time of idleness. At the end it was possible to verify that there was an increase in the lexical scope of the students, since they were able to use the words and expressions in other contexts which they dealt during the stages of the intervention. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Competência lexical | pt_BR |
dc.subject | Habilidades leitora e escritora | pt_BR |
dc.title | A utilização do lúdico como ferramenta pedagógica para ampliação do léxico e desenvolvimento das habilidades leitora e escritora | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Linguistica, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.subarea | Linguistica | pt_BR |
dc.description.resumo | Este texto tem como objetivo principal, com base em diagnóstico feito em uma turma de 8.º ano do Ensino Fundamental II, apresentar uma proposta de intervenção pedagógica que utilize o lúdico como ferramenta pedagógica para ampliação do léxico e, consequentemente, o desenvolvimento das a habilidades leitora e escritora, visto que o léxico representa um componente básico da língua, essencial à organização interna dos textos e à atividade sociocomunicativa. A nossa hipótese é a de que o desenvolvimento de atividades que sejam direcionadas para além da metalinguagem e voltadas para o lúdico poderá levar esses alunos a se inserirem num processo em que o mais importante seja a construção de sentidos dos textos, oportunizando o aprimoramento das competência leitora e escritora. Assim, metodologicamente, pretende-se utilizar a pesquisa-ação, usando os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa etnográfica. Os resultados das atividades diagnósticas confirmaram que uma das dificuldades apresentadas pelos alunos nas produções escritas diz respeito à baixa competência lexical. Por meio da proposta de intervenção com atividades reflexivas proporcionadas pelos jogos pedagógicos pudemos verificar, durante todo o processo um aumento de interesse e motivação dos alunos para a realização das atividades propostas. Houve significativa melhora na qualidade da participação dos alunos nas aulas de língua portuguesa, uma maior concentração com consequentemente utilização maior do tempo de aula. Dessa forma, destacamos também uma melhora na disciplina, devido ao pouco tempo de ociosidade. Ao final foi possível verificar que houve uma ampliação do escopo lexical dos alunos, já que foram capazes de usar com propriedade, em outros contextos, os vocábulos e expressões com os quais lidaram durante as etapas da intervenção. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2021-10-28T17:48:40Z | - |
dc.contributor.referee | Mota, Maria Alice | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Marinalva.pdf | 4,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.