Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Maria da Penha Brandim de-
dc.contributor.authorAbreu, Edvânia Alexandre de-
dc.date.accessioned2021-10-28T15:04:19Z-
dc.date.issued2020-07-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/441-
dc.description.abstractSociety is more and more media, which demands a more critical education, which builds communicative skills in the face of the new functioning of language. This implies rethinking the teaching of the Portuguese language, based on new concepts of reading. From this perspective, the general objective of this study is to highlight the construction of meanings, in the film poster genre, through a multimodal analysis, for the development of literacy. The study is based on the theoretical foundations of the Grammar of Visual Design (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), as well as on the theoretical assumptions of Silva (2015), Aguiar (2013), Moraes (2011), Rojo (2012), Thiollent ( 1988), Soares (2004), among others, with regard to visual literacy. The research undertaken is justified by the need to foster interest in reading, in the context of teaching a 9th grade class at a State School of Minas Gerais, facing a reality in which there is little interest in reading verbal texts and noticeable enchantment by visual texts. This work started with the intention of answering what are the contributions of a reading practice of the movie poster genre, with the perspective of improving the reading proficiency of the students, and, in a specific way, to verify the reading skills and competences in relation to multimodal texts, especially in the movie poster genre. To that extent, we start from the hypothesis that the exploration of multimodal genres, aiming to encourage the reading of texts of a hybrid character, would promote the consolidation of communicative skills that would enable students to have a critical and autonomous social performance. The methodology of this study followed the orientation of action research, in a perspective of qualitative approach, in which, with regard to the investigation instruments, we use observation questionnaires and procedures for critical reading of visual texts. As a pedagogical proposal, we present a didactic sequence aimed at teachers of Portuguese Language Elementary Education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectCartazes de filmespt_BR
dc.subjectGramática do Design visualpt_BR
dc.titleUma análise multimodal de cartaz de filmes no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLetraspt_BR
dc.description.resumoA sociedade está cada vez mais midiática, o que demanda uma educação mais crítica, que construa competências comunicativas frente ao novo funcionamento da linguagem. Isso implica repensar o ensino da Língua Portuguesa, a partir de novas concepções de leitura. Partindo dessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo é evidenciar a construção de sentidos, no gênero cartaz de filme, por meio de uma análise multimodal, para o desenvolvimento do letramento. O estudo ancora-se nas fundamentações teóricas da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), bem como nos pressupostos teóricos de Silva (2015), Aguiar (2013), Moraes (2011), Rojo (2012), Thiollent (1988), Soares (2004), entre outros, no que diz respeito ao letramento visual. A pesquisa empreendida justifica-se pela necessidade de fomentar o interesse pela leitura, no contexto de ensino de uma turma de 9º ano de uma Escola Estadual de Minas Gerais, frente a uma realidade na qual há pouco interesse pela leitura de textos verbais e encantamento perceptível por textos visuais. Este trabalho partiu do intuito de responder quais são as contribuições de uma prática de leitura do gênero cartaz de filme, na perspectiva de melhorar a proficiência leitora dos alunos, e, de modo específico, verificar as habilidades e as competências leitoras em relação a textos multimodais, em especial, no gênero cartaz de filmes. Nessa medida, partimos da hipótese de que a exploração de gêneros multimodais, objetivando incentivar a leitura de textos de caráter híbrido, promoveria a consolidação de competências comunicativas que possibilitariam aos alunos uma atuação social crítica e autônoma. A metodologia deste estudo seguiu orientação da pesquisa-ação, numa perspectiva de abordagem qualitativa, em que, no que diz respeito aos instrumentos de investigação, utilizamos questionários de observação e procedimentos de leitura crítica de textos visuais. Como proposta pedagógica, apresentamos uma sequência didática voltada para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-10-29T15:04:19Z-
dc.contributor.refereeLima, Maria da Penha Brandim de-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDVÂNIA ALEXANDRE DE ABREU.pdf7,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.