Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/442
Título: | Espaços de convivência híbridos: possibilidades para desenvolver a compreensão leitora de infográficos |
Autor(es): | Soares, Elaine Aparecida |
Orientador(ra): | Vieira, Fábia Magali Santos |
Membro(s) Banca: | Vieira, Fábia Magali Santos |
Palavras-chave: | Infográfico;Ensino híbrido;Leitura |
Área: | Linguistica, Letras e Artes |
Subárea: | Letras |
Data do documento: | 25-Jun-2020 |
Resumo: | As tecnologias de comunicação e de informação, com multiplicidade de semioses ou de linguagens, conferem novos arranjos linguísticos às diversas práticas sociais. Muitos textos publicados em sites, redes sociais, livros eletrônicos, jornais, revistas se configuram de tal forma que a produção de sentido se dá por mais de um código semiótico. Em vista disso, é imprescindível, nas aulas de língua portuguesa, o estudo do texto não verbal e da combinação entre o verbal e o não verbal. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as contribuições das atividades com textos com auxílio de material gráfico realizadas em espaços de convivência híbridos para o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do ensino fundamental II. Como objetivos específicos, pretendemos identificar o nível de compreensão leitora dos alunos em relação ao texto com auxílio de material gráfico diverso; realizar estudos sobre a utilização do ensino híbrido; planejar, executar e avaliar uma proposta de intervenção educacional para desenvolver a compreensão leitora utilizando atividades realizadas em espaços de convivência híbridos. Identificamos as dificuldades apresentadas pelos alunos em compreender textos que utilizavam a linguagem verbal e não verbal para a produção de sentido através de atividades aplicadas na sala de aula. Constatamos que haviam muitas dificuldades, assim elaboramos uma proposta educacional de intervenção e a aplicamos para que os alunos pudessem superar as dificuldades apresentadas. O ensino híbrido se configura por promover uma educação personalizada em que os espaços de ensino-aprendizagem vão além das paredes da sala de aula, dos muros da escola, espaços físicos e/ou virtuais. Esta pesquisa, por assumir uma proposta voltada à transformação da realidade, fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa-ação que busca desenvolver técnicas e conhecimentos necessários ao fortalecimento das atividades desenvolvidas (THIOLLENT, 2005). Para a realização deste trabalho, buscamos o subsídio teórico de Leffa (1996), Solé (1998), Kleiman (2002), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2012), sobre leitura como ação interativa entre leitor/texto/contexto/cotexto. Quanto às habilidades de leitura, ancoramos nosso trabalho em Carvalho (2018), já sobre o ensino da leitura na educação básica baseamo-nos em Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017). Sobre infográficos buscamos apoio em Ribeiro (2016), Paiva (2009), Paiva (2013), Vírsida (2019), entre outros. Para o trabalho com as tecnologias digitais da informação e comunicação, buscamos subsídios em Rojo (2012), Coscarelli (2014, 2016), entre outros autores. A Proposta Educacional de intervenção foi elaborada com base nos estudos de Thornburg (1996) sobre o aprendizado no século XXI, nas diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) – e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) sobre os textos da esfera jornalística e a linguagem digital. Após a análise dos dados obtidos, concluiu-se que a utilização de espaços de convivência híbridos possibilitou a superação das dificuldades de leitura de textos com auxílio de material gráfico, especialmente infográficos. Dessa maneira, pode-se afirmar que a intervenção pedagógica deve ocorrer por meio de uma percepção de educação personalizada, em que as estratégias são traçadas de acordo com as facilidades e dificuldades da turma e/ou do aprendiz. Confirmou-se ainda que uma nova disposição das aulas na utilização dos espaços, físicos e virtuais, contribuiu para desenvolver a aprendizagem e o interesse dos alunos, além de ampliar a criatividade e o conhecimento enciclopédico tão importante para a compreensão leitora. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/442 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELAINE APARECIDA SOARES.pdf | 4,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.