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Título: Os sinais de pontuação na perspectiva da construção textual: uma proposta pedagógica reflexiva para o 9° ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Oliveira, Júnia Maria Nogueira
Orientador(ra): Maia, Maria Alice
Membro(s) Banca: Maia, Maria Alice
Palavras-chave: Gramática reflexiva – Língua Portuguesa;Aprendizagem significativa;Sinais de pontuação
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 27-Jul-2020
Resumo: A presente dissertação de mestrado intitulada “Os sinais de pontuação na perspectiva da construção textual: uma proposta pedagógica reflexiva para o 9.º ano do Ensino Fundamental” versa sobre o ensino dos sinais de pontuação numa perspectiva reflexiva. A escolha desse tema relaciona-se ao fato de que o ensino da língua materna tem sido alvo de constantes debates e críticas, pois, até hoje, a despeito de tantas inovações propostas, em grande parte das escolas, ainda se limita a uma prática voltada para o estudo metalinguístico das regras previstas na Gramática Tradicional (GT) que, comumente, resulta na repetição mecânica dos conhecimentos e das regras gramaticais de modo descontextualizado, fragmentado e totalmente dissociado dos usos reais que os alunos fazem no contexto social. Diante dessa realidade, sentimos a necessidade de desenvolver essa pesquisa, a fim de adquirir um embasamento teórico que nos permitisse construir estratégias metodológicas eficazes para um ensino de Língua Portuguesa capaz de elevar a proficiência da escrita dos nossos alunos do 9.º ano da Escola Estadual de Pedras de Maria da Cruz – MG. Assim sendo, o presente trabalho teve como objetivo geral evidenciar as contribuições de uma proposta e aplicação de intervenção pedagógica pautada em estratégias metodológicas que promovam o estudo dos sinais de pontuação na perspectiva da gramática reflexiva, em prol da escrita de textos mais coesos e coerentes, conforme as situações comunicativas. A nossa hipótese foi a de que um trabalho interventivo, usando estratégias metodológicas apropriadas para a abordagem da Gramática reflexiva, poderia contribuir para ressignificar a aprendizagem acerca do uso dos sinais de pontuação, uma vez que a atividade diagnóstica inicial aplicada evidenciou que essa era a segunda maior dificuldade linguística apresentada pelos alunos da turma participante. Para o desenvolvimento deste estudo, usamos os pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada e da pesquisa etnográfica. A pesquisa que aqui se propôs estruturou-se em duas etapas principais, a saber: a etapa investigativo-diagnóstica e a etapa investigativo-interventiva. Após o desenvolvimento dessas duas etapas, procedemos a uma análise comparativa dos resultados obtidos em cada uma delas, tencionando verificar possíveis avanços em relação ao desenvolvimento de habilidades de produção escrita, visando à validação da proposta construída. Ao final deste estudo, foi possível concluir que, embora a falta de envolvimento por parte de alguns alunos tenha causado uma ruptura na aprendizagem, o desenvolvimento da ação interventiva foi favorável à melhoria da proficiência da escrita dos alunos da turma participante, haja vista que houve avanços significativos na qualidade do texto produzido pela maioria deles, sobretudo no que tange à construção de sentido proporcionada pelo uso adequado dos sinais de pontuação. Essa constatação leva-nos a afirmar que estratégias de ensino ancoradas na gramática reflexiva devem ser adotadas nas aulas de Língua Portuguesa, com o intuito de potencializar as habilidades voltadas à produção de textos coesos e coerentes.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/443
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