Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/448
Título: De ponta a ponta no barbante – o Cordel: - muito prazer, sala de aula!
Autor(es): Cruz, Juscélia Letícia Ferreira
Orientador(ra): Penido, Luiz Henrique Carvalho
Membro(s) Banca: Penido, Luiz Henrique Carvalho
Palavras-chave: Leitura;Gênero discursivo;Cordel;Literatura
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 30-Out-2020
Resumo: O presente estudo originou-se da constatação do relativo desinteresse pela leitura, sobretudo de textos poéticos, demonstrado por alunos do 9º A, do ensino fundamental II, da Escola Estadual Mendes de Oliveira, da cidade de São João do Paraíso, MG. Além disso, foi observada a inexistência, por parte dos discentes, de uma conscientização sobre a importância da formação leitora proficiente para o seu desenvolvimento integral: social, cultural, cognitivo, psicológico e humano. Depois de confirmadas as impressões preliminares, foi possível pensar em quais práticas pedagógicas de leitura seriam adotadas com a respectiva turma e se estas poderiam amenizar a situação diagnosticada. A proposta delineou-se para aplicação de uma ação interventiva centrada no uso de diversas atividades de leitura, delimitando como instrumento discursivo o gênero textual cordel, pela capacidade de se apropriar criticamente de diversos saberes, além do reconhecido valor literário, com sua produção de complexos espaços imaginários, narrativas envolventes capazes de sensibilizar, humanizar, provocar a fruição e prazer, seduzindo o leitor. Com isso, a finalidade primordial de tais ações foi propiciar a mudança de comportamento dos alunos diante da leitura que deveria ser vista como algo imprescindível para sua formação e, portanto, tornar-se uma prática constante, empreendida na sua vida diária de forma gratuita, natural e consciente. Em suma, objetivou-se, como resultado ideal da proposta de intervenção, a formação leitora. Para fundamentar teoricamente os estudos, buscou-se um amplo aporte teórico na Análise do Discurso, centrado em Bakhtin (1992), Marcuschi (2008), Cardoso (2003), Geraldi (2012), Wachowicz (2012); na Teoria da Comunicação proposta por Jakobson (2007); na Teoria Literária, sobretudo na visão de Barthes (1987), Candido (1995), Cosson (2006), Paulino, Walty, Fonseca, Cury (2001), Ong (1998), Valéry (1991), Vera Maria Tietzmann Silva (2009) e Zumthor (1993); nas considerações importantes sobre a história, a origem do cordel e sua função como instrumento discursivo de Proença (1976), Abreu (1999), Meyer (1980), Lopes (1994), Marinho e Pinheiro (2012), Bonfim (2009) e Rodrigues (2016). Bem como nas bases científicas sobre a leitura na abordagem de Kleiman (2004), Lajolo (1993), Zilberman (1982). Neste estudo, para a condução da pesquisa, adotou-se a perspectiva metodológica qualitativa, com a utilização da pesquisa-ação associada à participante, marcada pela profícua integração entre os alunos e professora, os agentes envolvidos na investigação. Nesse sentido, foi feita a verificação das observações prévias através de instrumento diagnóstico, de natureza descritiva que permitiu colher informações sobre a relação dos alunos com a leitura. A seguir, várias ações interventivas foram planejadas e executadas. Para aferição dos resultados de tais atividades, aplicou-se uma atividade final seguida de depoimentos dos alunos. Finalmente, foi possível descrever, através da observação participante, de cunho explicativo, os avanços bastante significativos obtidos, confirmando assim que vários objetivos propostos foram alcançados. Ademais, constatou-se a necessidade de multiplicar ações desse formato, como forma de avançar em quesito tão definitivo para o ensino-aprendizagem como um todo: a leitura em seu papel integral.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/448
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUSCÉLIA LETÍCIA FERREIRA CRUZ.pdf12,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.