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Título: Jogos de leitura: possibilidades para promoção do engajamento na leitura
Autor(es): Santos, Kelly Rose Flávio Veloso
Orientador(ra): Vieira, Fábia Magali Santos
Membro(s) Banca: Vieira, Fábia Magali Santos
Palavras-chave: Leitura;Engajamento;Jogo
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 28-Out-2020
Resumo: A leitura é o caminho para o desenvolvimento e crescimento humano. É através dela que o homem se integra socialmente e se destaca como ser pensante e racional. No atual mundo contemporâneo e tecnológico, sua prática tornou-se ainda mais necessária, exigindo novos perfis comportamentais. Nesse contexto, amplia-se a concepção de ensinar e aprender a leitura. Aluno, professor e escola devem assumir papéis distintos, mas complementares. Diante dessa realidade, a presente pesquisa buscou pontuar as dificuldades em leitura de uma turma de 9º ano do ensino fundamental II de uma escola estadual de Claro dos Poções, MG, e discutir estratégias para promover o engajamento do leitor no processo de leitura através da elaboração de uma proposta de intervenção que contemplasse novas estratégias de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi adotada uma abordagem qualitativa, seguindo como metodologia a pesquisa- ação de Thiollent (1986), uma vez que se pretende a transformação da realidade. Com relação à natureza, a pesquisa foi aplicada, uma vez que objetivou a aplicação prática em busca da solução de um problema detectado. No que diz respeito aos objetivos, a pesquisa se definiu como explicativa, pois buscou conhecer e explicar um fenômeno. Os procedimentos adotados se caracterizaram pelo levantamento de dados bibliográficos para a construção do referencial teórico e se define como pesquisa participante pela interação entre os envolvidos na pesquisa. A abordagem teórica foi fundamentada nos estudos de Kleiman (2002), Zilberman (1988), Solé (1998), Leffa (1996) entre outros, na reflexão sobre a leitura, sua relação atual com a escola e alunos, seus objetivos e sua relação interativa; em Mortimer (1997) na identificação e definição dos níveis de leitura; Solé (1998), Kato (1990), Kleiman (2002), Vianna (2013), entre outros no planejamento de estratégias e gamificação; e para a elaboração da Proposta Educacional de Intervenção nos orientamos pelos estudos de Thornburg (1996). Assim, a pesquisa envolveu a aplicação de atividade inicial envolvendo questionário, a leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais para evidenciar as reais dificuldades dos alunos, através de grupo focal, a elaboração e aplicação da proposta educacional de intervenção e a aplicação da atividade final. A análise dos dados obtidos nos permitiu concluir que o estudo de estratégias diversificadas, utilizando como metodologia as atividades gamificadas, possibilitou a superação das dificuldades evidenciadas em leitura e contribuiu para desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre a prática pedagógica. Concluímos, desta forma, que o estudo aproximou os alunos de uma concepção de leitura e aula de leitura diferente do que até então vinham vivenciando, contribuindo para o florescimento de novas práticas de ensino que valorizem a leitura e proporcionem o desenvolvimento da proficiência leitora no aluno.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/449
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